Escolha uma Página
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ZICO 4 x 2 IUGOSLÁVIA

24 / agosto / 2020

por Luis Filipe Chateaubriand


Em 1986, a Seleção Brasileira preparava-se para a Copa do Mundo do México. Um amistoso em Recife, contra a Iugoslávia, no dia 30 de Abril de 1986, constituiu uma noite especial.

Zico vinha tentando se recuperar de uma entrada criminosa de um troglodita chamado Márcio Nunes, em Agosto de 1985, que arrebentou o seu joelho. O Galinho era dúvida para a Copa.

Já nos primeiros minutos do primeiro tempo, saiu a primeira obra prima da noite, assinada pelo craque: cruzamento forte de Branco da esquerda em direção da área, Zico emenda de calcanhar – ou seria de letra? – para o gol, e a bola vai morrer no canto esquerdo do goleiro iugoslavo.

No entanto, a Iugoslávia virou o jogo, e o primeiro tempo terminou 2 x 1 para os adversários.

Mas, no segundo tempo, Zico empataria o jogo, com gol de pênalti.

Pouco depois, viria o momento culminante da noite: Zico recebe a bola na intermediária, dribla um, dribla dois, dribla três, dribla quatro, dribla o goleiro e toca para o gol vazio, fazendo 3 x 2 para os amarelos.

A galera recifense delira na arquibancada do estádio do Santa Cruz! Luciano do Valle, em narração inesquecível, diz que “não há palavras” para descrever o que se passa. Os repórteres e gandulas vão abraçar o craque, que comemora efusivamente.

Careca ainda viria a fazer o quarto gol canarinho, mas isso pouco mudou o fato principal: mesmo com o joelho em frangalhos, a noite era de Zico, como tantas outras.

Naquele dia, ao encerrar as transmissões do jogo pela Rádio Globo, Waldir Amaral diz a João Saldanha: “Saldanha, você tem um minuto para falar do jogo, pois temos que encerrar a transmissão”. Saldanha, também genial, resume, suscintamente: “O Brasil ganhou porque o Zico se chama Zico; se chamasse Zicovich, ganhava a Iugoslávia!”.

Fecho perfeito para a noite.

Luis Filipe Chateaubriand é Museu da Pelada!    

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *