Escolha uma Página

TIME

Sergio Pugliese | Editor chefe

SERGIO PUGLIESE | EDITOR CHEFE

Tem mestrado em chutes de trivela, doutorado em resenhas e é pós-graduado em gols no ângulo. Por quatro anos e meio assinou a coluna A Pelada Como Ela É nas páginas de O Globo, mas, agora, é o ponta-arisco do Museu da Pelada.

Sergio Pugliese | Editor chefe

Silvia Magalhães | Produtora

Jornalista, produtora perfeccionista, mulher do peladeiro mor, vascaína de primeira _ mas se for para a segunda, tudo bem! _ apaixonada por crianças, Rio de Janeiro e cerveja gelada, sensível “pra” burro, e Museu da Pelada de carteirinha.

Sergio Pugliese | Editor chefe

Guillermo Planel | Cinegrafista

Documentarista com pós graduação-etílica em cerveja guerrilheira, mestrado em domesticar formigas andinas no deserto do Atacama e tem doutorado em contar com quantos grãos de areia se enche uma ampulheta boliviana.

Sergio Pugliese | Editor chefe

Daniel Planel | Cinegrafista

Nascido há 25 anos no Rio de Janeiro, começou cedo na fotografia. Em seus primeiros trabalhos, não sabia nem encaixar a lente direito, quebrando algumas ao longo do tempo. Após muitos erros, pelo menos isso ele já sabe fazer.

Parceiros

Colaboradores

ANDRÉ MENDONÇA | REPÓRTER

ANDRÉ MENDONÇA | REPÓRTER

Formado em jornalismo pela PUC e calouro do Museu da Pelada. Rubro-negro de coração, não vive longe da bola e é presença garantida na resenha dos peladeiros, principalmente no aconchego dos botecos.

Pedro Motta Gueiros

Pedro Motta Gueiros

Batizado com uma cerveja quente na explosão do gol do Rondinelli, é um jornalista peladeiro que não se deixa inebriar pelos novos templos. Afastado da bola pelo advento da grama sintética, tinha o maior prazer em fazê-la rolar.

Marcelo Rodrigues

Marcelo Rodrigues

Comentarista de futsal do Sportv, desde 1998, anima as resenhas com seu afiadíssimo violão e vozeirão suingado. Na Salão Nobre, mistura seus maiores prazeres numa panela só e transforma a coluna na mais bem temperada do Brasil.

Márcio Carrete

Márcio Carrete

Presidente da Federação de Futebol 7, atualmente é o camisa 10 do DM (Departamento Médico). Determinado a transformar a modalidade em mania nacional, o “cartola” assina a coluna Galera do Futebol 7.

Lucio Branco

Lucio Branco

Segundo o curriculum vitae: bacharel e doutor diplomado em humanas (para a rejeição militante do mercado de trabalho); cineasta (porque a era digital aconteceu) e botafoguense (o que é muito mais do que as definições anteriores).

Flávia Ribeiro

Flávia Ribeiro

Formada em Jornalismo e História, trabalhou no Lance!, O Dia, Extra e por 11 anos na Placar. Foi ao Parapan de Guadalajara, no Pan de Toronto e nos Jogos Olímpicos de Londres, onde quase perdeu o fôlego vendo Usain Bolt correr.

Pedro Redig (LONDRES)

Pedro Redig (LONDRES)

Cresceu driblando paralelepípedos na rua da concentração dos aspirantes do Botafogo. Foi da Globo, Reuters e continua levando fintas da alegria que só o futebol traz. É correspondente do Museu, em Londres

Tina Wells (LONDRES)

Tina Wells (LONDRES)

Apaixonada pelo Tottenham Hotspur, vive em Londres desde 1992 e bate um bolão como editora de imagem. Trabalhou para a Globo, a francesa TF1 e para a BBC. É colaboradora do Museu, em Londres

DANIEL MONSANTO (PARIS)

DANIEL MONSANTO (PARIS)

Carioca da Tijuca, formado em odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Erradicado em Paris há cinco anos. Trabalhando com turismo para os brasileiros.

J.L.BULCÃO (PARIS)

J.L.BULCÃO (PARIS)

Botafoguense, mestrado em sofrimento e jejum de títulos até o Mauricio balançar as redes contra o Flamengo em 1989. Comemorou sozinho numa pensão perdida na Amazônia, região predileta de suas reportagens.

FERNANDO KALLÁS (MADRID)

FERNANDO KALLÁS (MADRID)

Botafoguense, mora na Espanha desde 2010. É editor-chefe no jornal espanhol AS e correspondente do Redação SporTV e do Museu em Madri. Perna de pau assumido e sem complexos, vive para observar, admirar e relatar o talento alheio com a bola.

CÂNDICE GASPERIN (MADRID)

CÂNDICE GASPERIN (MADRID)

Jornalista, carioca, apaixonada pelo America-RJ e filha do ex-goleiro Gasperin. Depois de dez anos trabalhando com comunicação corporativa, Cândice decidiu colocar as chuteiras e trabalhar na área esportiva. É mestranda em Marketing Esportivo.

Claudio Duarte (SANTA CATARINA)

Claudio Duarte (SANTA CATARINA)

É um cara teimoso. Começou a rabiscar desde criança e seus traços mágicos foram parar em importantes publicações, como O Globo, Extra, Folha, Bloch, Abril e Ediouro. Sua estante não tem mais espaço para premiações.

Marcelo Mendez (SÃO PAULO)

Marcelo Mendez (SÃO PAULO)

É jornalista, escritor, fã de Truffaut, Lou Reed, Bezerra da Silva, Bosch e Jackson do Pandeiro. É filho de Dona Claudete, palmeirense até a medula e correspondente do Museu da Pelada, na várzea paulistana.

RAFYTUZ SANTOS (SÃO PAULO)

RAFYTUZ SANTOS (SÃO PAULO)

Perito em pelada universitária, o maior artilheiro da história do futebol de rua (até que se prove o contrário) e olheiro de qualquer disputa futebolística. Estudante de Licenciatura em Educação Física, e assina uma coluna esportiva na Revista Dom7.

MARCELO SOARES (SÃO PAULO)

MARCELO SOARES (SÃO PAULO)

Apaixonado por futebol, música e histórias. Dono da camisa 10 no time dos corneteiros e fanático pelo Corinthians. Depois de anos dentro de campo correndo atrás da bola, hoje deixo ela rolar. Na vida e na pelada, se bater na trave, chute mais uma vez.

Mateus Ribeiro (SP/LIMEIRA)

Mateus Ribeiro (SP/LIMEIRA)

Torcedor fanático do Corinthians, luta contra a balança e a calvície. Corneteiro de plantão, não suporta Alexandre Pato, sente saudades do Pacaembu e é um do contra convicto. Não vive longe do futebol.

claudio lovato (BRASÍLIA)

claudio lovato (BRASÍLIA)

Já foi ponta-direita, volante, quarto-zagueiro, terceiro goleiro e gandula, e hoje, da arquibancada, bola as histórias de futebol que já renderam três livros. É correspondente do Museu da Pelada, em Brasília

SULLIVAN OLIVEIRA (MATO GROSSO DO SUL)

SULLIVAN OLIVEIRA (MATO GROSSO DO SUL)

Artista plástico que ama futebol, pintor oficial dos Arcos Olímpicos, colecionador de pegadas de grandes atletas, criador da estátua do último ato de Pelé e camisa 10 como perna de pau. Vestia com amor a fantasia de mascote do Operário Futebol Clube do MS!

AUGUSTO DALPIAZ (RIO GRANDE DO SUL)

AUGUSTO DALPIAZ (RIO GRANDE DO SUL)

Talvez seja o único gaúcho que torce pelo Botafogo, sem essa de Gre-Nal. Herdou do pai a paixão pelo clube carioca. Jornalista, ex-jogador de basquete, Augusto fez parte de seus estudos em Edmonton, no Canadá, e mora em Santa Cruz do Sul (RS).

VICTOR KINGMA (MINAS GERAIS)

VICTOR KINGMA (MINAS GERAIS)

Escritor e boleiro, cresceu chutando bola e, como bom mineiro, contando causos. Tem cinco livros publicados. Dois deles, “Causos da Bola” e “Dali o Joca Não Perde”, são coletâneas de suas histórias sobre o imaginário do futebol

LETÍCIA CANÇADO (BELO HORIZONTE)

LETÍCIA CANÇADO (BELO HORIZONTE)

Terapeuta ocupacional, cruzeirense apaixonada, figurinha carimbada do Mineirão, filha de Paulinho, o maior contador de histórias de Minas e correspondente do Museu da Pelada, em Belo Horizonte

MATHEUS ROCHA (BELO HORIZONTE)

MATHEUS ROCHA (BELO HORIZONTE)

Contador e filho de cruzeirense, não perde um jogo no Mineirão. Leva uma camisa do Cruzeiro para todo canto que viaja e sempre está atrás de peladas. Faz parte da AGC – Associação de Grandes Cruzeirenses que promove ações em prol do Cruzeiro.

PAULO CARLOS (BELO HORIZONTE)

PAULO CARLOS (BELO HORIZONTE)

Paulinho é correspondente do Museu da Pelada, em Belo Horizonte. Guia turístico de bares e da boa gastronomia, o bom de bola, nos áureos tempos, fez Spencer, ídolo de América e Atlético, amargar um banco.

Jihan Kazzaz (BELO HORIZONTE)

Jihan Kazzaz (BELO HORIZONTE)

Nunca foi bom de bola, mas colecionou mil edições da Revista Placar. Se tornou jornalista com o sonho de cobrir futebol e hoje não perde um clássico. Diretor da ETC Comunicação, de BH, é editor-executivo da Revista do Cruzeiro.

ALISSON GUIMARÃES (BELO HORIZONTE)

ALISSON GUIMARÃES (BELO HORIZONTE)

Jornalista, publicitário e pós-graduado em Gestão de Marketing Estratégico pela PUC Minas, trabalha na Assessoria de Imprensa do Cruzeiro. Na comunicação é polivalente, mas na pelada só aceita jogar na meiuca.

BRUNO SENNA (BELO HORIZONTE)

BRUNO SENNA (BELO HORIZONTE)

Fotógrafo e filmmaker, trabalhou na Revista Ragga e para marcas como The North Face Brasil. Lançou o documentário My First Mountain e dirigiu o curta Justiçamento, que participou do Short Film Corner em Cannes. É o fotógrafo da Revista do Cruzeiro

WASHINGTON ALVES (BELO HORIZONTE)

WASHINGTON ALVES (BELO HORIZONTE)

Proprietário da agência de fotografia Light Press, contribui com as agências internacionais e fotografa para o Cruzeiro Esporte Clube, Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico. Já cobriu algumas Olimpíadas, Pan Americanos e a Copa de 2014.

EVANDRO SOUSA (RECIFE)

EVANDRO SOUSA (RECIFE)

Diretor da Semear Soluções Criativas, botafoguense, ex-jogador de futebol, técnico, comentarista esportivo, formado no Aterro do Flamengo e especializado em comportamento peladeiro.

ADRIANA SOARES (RECIFE)

ADRIANA SOARES (RECIFE)

Fotógrafa que adora registrar o cotidiano das pessoas, a natureza e os boleiros que se acham profissionais. É correspondente do Museu da Pelada, em Recife, e suas lentes vivem atrás de poesia

BENONES SOUZA (PARÁ)

BENONES SOUZA (PARÁ)

Torcedor do Paragominas FC, Paysandu, Flamengo e Bayern de Munique, é vendedor autônomo, historiador do futebol paraense e não consegue ficar longe da bola por muito tempo. É fã do craque Zico.

JORGE MAIA (MARANHÃO)

JORGE MAIA (MARANHÃO)

De ex peladeiro campeão direto ao Museu da Pelada. Funcionário público, matemático, geógrafo e vascaíno. Adora uma resenha bem contada e aprecia o colecionismo em geral. Amante do futebol antigo.

PAULO OLIVEIRA (BAHIA)

PAULO OLIVEIRA (BAHIA)

Vascaíno, Império Serrano e jornalista. Cresceu jogando bola nas rua e no Largo dos Estivadores. O “Larguinho” era um campo de asfalto, palco para os craques da Central e do Morro da Providência. Hoje, se divide entre o Rio e a Bahia.

VANER CASAES (BAHIA)

VANER CASAES (BAHIA)

Repórter fotográfico, sócio da Agência BAPRESS.  Fotografa desde criança. Especializado na escola da vida, amante da pelada, que na Bahia se chama “baba”. Tricolor de aço com amor e paixão.

TOM CORREIA (BAHIA)

TOM CORREIA (BAHIA)

Escritor, jornalista e fotógrafo, já esfolou muitas vezes o dedão jogando golzinho nas ladeiras de Salvador. Ex-atacante do baba da Ribeira, torcedor do Vitória, tem saudade dos uniformes com numeração de um a onze.

WESLEY MACHADO (CAMPOS)

WESLEY MACHADO (CAMPOS)

Jornalista, botafoguense, vive o futebol 24 horas por dia. Peladeiro secura, hoje fora de forma, mas relutante em pendurar as chuteiras, costuma sempre deixar seus golzinhos. Chegou a atuar até os juvenis em clube amador de Campos dos Goytacazes.

FELIPE CORVINO (CAMPOS)

FELIPE CORVINO (CAMPOS)

Nascido em Niterói, criado na Região dos Lagos e morador de Campos há 6 anos. Vascaíno roxo, cervejeiro convicto, historiador e tocador de violão frustrado que faz do samba sua cura e das mal traçadas seu drible com a pena.

ALEX OLIVEIRA (FRIBURGO)

ALEX OLIVEIRA (FRIBURGO)

Apaixonado pelo Vasco da Gama mesmo antes de nascer, demonstra seu amor ao clube colecionando camisas, canecas, livros, canetas, qualquer peça que tenha estampada a Cruz de Malta, do Gigante da Colina.

MARCOS VINÍCIUS CABRAL (SÃO GONÇALO)

MARCOS VINÍCIUS CABRAL (SÃO GONÇALO)

Tem 23 anos de carreira, é autodidata, ilustrou o livro “Da Lama ao Tri”, de Arthur Muhlenberg, e as cores vermelha e preta sempre correram em suas veias. É um dos chargistas do Museu da Pelada.

ZÉ ROBERTO PADILHA (TRÊS RIOS)

ZÉ ROBERTO PADILHA (TRÊS RIOS)

Entortou muito lateral na época da Máquina Tricolor, depois formou-se em Jornalismo e, agora, nos brinda em outro campo, o literário. É o autor de “Arquibaldo, o saudosista” e “Crônica de um fracasso anunciado”.

Serginho 5 Bocas

Serginho 5 Bocas

Caçador de peladas nato! Canhoto por escolha da bola e dos tampões polegares direitos arrancados pelos paralelepípedos das ruas. Ainda hoje, sonha com a pelada perfeita agarrado a uma bola de meia.

MAURO FERREIRA

MAURO FERREIRA

Documentarista, jornalista esportivo, cria do Jornal dos Sports, tricolor, peladeiro daqueles bem ruins, adorador das resenhas, escritor sem livro, sambista sem samba, enfim, um apaixonado por futebol.

ANDRÉ LUIZ PEREIRA NUNES

ANDRÉ LUIZ PEREIRA NUNES

Professor, jornalista e colunista de esportes do Diário do Rio. Colaborava com Almir Leite no Jornal dos Sports. e atuou como colunista, repórter e fotógrafo nos portais Papo Esportivo e Supergol. Foi ainda diretor de comunicação do America.

WILSON AQUINO

WILSON AQUINO

Farejador de notícias, passou por Última Hora, O Dia, JB, IstoÉ, Linha Direta, escreveu livro sobre a Charanga Rubro-Negra e fez documentário sobre o roubo da Jules Rimet. Torce pelo Fluminense

PEDRO TRENGROUSE

PEDRO TRENGROUSE

Advogado, professor de Direito Desportivo da Fundação Getúlio Vargas e professor visitante da Harvard Law School, sonha, um dia, ser presidente do Fluminense e modernizar a gestão do futebol

Ivonesyo Ramos

Ivonesyo Ramos

Pintor, ilustrador, arquiteto e rubro-negro da geração 80, a melhor formação do Mengão de todos os tempos. Aquarelista de mão cheia, e multicolorida, é um dos ilustradores do Museu da Pelada

Sergio Lobo

Sergio Lobo

Jornalista apaixonado por futebol e música. Faz cobertura do esporte bretão desde 1990 e lembra sempre que tem como maior prazer vê-lo brilhar, seja na terra, seja no mar. Produz, escreve, joga nas onze

HENRIQUE MARANHÃO

HENRIQUE MARANHÃO

Jornalista, produtor do Sportv, sambista consagrado de Niterói e flamenguista roxo. Ficou conhecido como o Xerife do Maracanã, quando trabalhou na Federação de Futebol do Rio de Janeiro.

NANDO ANTUNES

NANDO ANTUNES

Quintino na veia, é o irmão de Zico responsável pelo arquivo de fotos da família, carioca-cearense, pintor, primeiro jogador anistiado do Brasil e autor do divertidíssimo livro “Clube dos Vitalícios”

JOÃO CARLOS PEDROSO

JOÃO CARLOS PEDROSO

Jornalista top de linha, cronista de alma carioca, fã de carteirinha do rubro-negro Júlio César Uri Geller, o ponta endiabrado da lendária geração de 80, e filho de zagueiro do Flamengo

ROBERTO ASSAF

ROBERTO ASSAF

Jornalista e historiador preocupado em preservar a memória do futebol, tem a ousadia de discutir o que parece óbvio. Logo, concorda que a unanimidade é burra. O futebol é simples. Os comentaristas é que teimam em complicá-lo.

Marcelo Vieira

Marcelo Vieira

Sempre sonhou em ser como uma espécie de George Best de Belém do Pará. Na falta de condições objetivas, preferiu dedicar-se ao jornalismo, à literatura e ao futebol, certo de que nenhum deles se faz com bons sentimentos.

MARCELO MIGLIACCIO

MARCELO MIGLIACCIO

Jornalista, autor do blog Rio Acima , nas peladas já foi vários craques, como Félix, Cléber, Carlos Alberto Pintinho, Rivellino e Paulo Cézar Caju, mas torce para que nenhum deles saiba disso

FELIPE CARVALHO

FELIPE CARVALHO

Carioca, jornalista por formação, peladeiro nas horas vagas e tricolor de coração. Atuou como repórter do Jornal O Dia por quase dois anos e, atualmente, coordena a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Queimados.

HÉRICA MARMO

HÉRICA MARMO

Deu o pontapé inicial na assessoria de imprensa do Maracanã. Foi repórter de esporte, mas virou a casaca e se transferiu para cultura. Faz parte do time do Extra desde a primeira temporada e também dá seus chutes na literatura, com duas biografias publicadas.

CHRISTIANA LEE

CHRISTIANA LEE

Designer de formação, trabalhou como diagramadora no jornal O Globo. Detesta futebol e sofria bullying na editoria de Esportes porque nem sempre sabia para que lado a bola deveria ir. Largou tudo para se dedicar a conservação de livros e agora cuida dos acervos de jogadores para o Museu.

ELIDA LOUREIRO

ELIDA LOUREIRO

Fotógrafa carioca, apaixonada por futebol e pelo Botafogo. Trabalhou para algumas Ligas de Futebol 7 e Futebol 5, de Niterói. Há três anos nessa luta, considera-se uma campeã, pois vem conquistando tudo com seu próprio esforço.

Al McAllister

Al McAllister

Futebolista, artista da bola na tela. É dono de imenso repertório de cores, dribles de texturas e lançamentos em profundidade de tons. Embora prefira o azul joga em todas as posições das matizes.

NEY PEREIRA

NEY PEREIRA

Já foi considerado o melhor técnico de futsal do mundo e é o profissional que mais ganhou títulos em diferentes estados do Brasil. Incendeia as resenhas do Caldeirão do Albertão e arrasa no violão

GUIDO FERREIRA

GUIDO FERREIRA

Atuou no futebol profissional em alguns clubes do Rio e foi considerado o melhor jogador de Fut7 do mundo. Atualmente é responsável por cuidar do condicionamento físico das pessoas através do Projeto Facão

TICO

TICO

Cria do futsal do Fluminense e botafoguense autêntico, em campo consegue desestruturar psicologicamente os adversários e principalmente o próprio time.

JORGE ROBERTO MARTINS

JORGE ROBERTO MARTINS

Crítico musical, trabalhou no Jornal do Commércio, Última Hora, Diário de Notícias, O Globo, O Dia, Isto É e Tendência. É autor dos livros “Na cadência do Choro”, “Outras Luas” e “Cá Entre Nós”

João Vitor Polo

João Vitor Polo

Com apenas 13 anos, é apaixonado por futebol e especialista em criar conteúdo para o Facebook, onde administra algumas páginas. Seus posts são compartilhados por milhares de pessoas. É gremista, de Cruz Alta, Rio Grande do Sul.

Christina (Kika) Lima

Christina (Kika) Lima

Jornalista, corintiana e ainda de ressaca moral pelo 7×1. Carioca de Brasília, ama o Rio com todos os seus defeitos e, principalmente, qualidades, entre elas: boteco, samba, “praia e sol, Maracanã, futebol. Que lindo!”

FLÁVIO CARNEIRO

FLÁVIO CARNEIRO

Escritor, roteirista, professor de literatura brasileira na UERJ, campeão goiano juvenil. Autor de dois roteiros para cinema e 16 livros. É Botafogo e atua nos gramados de Teresópolis e pelo Pindorama (seleção brasileira de escritores).

GERSON TZARAVOPOULOS

GERSON TZARAVOPOULOS

Cirurgião Dentista, Compositor, Ator, Redator e Músico. Rubro-Negro nato e nas peladas quando joga na defesa está sempre com o Buticão em ação, no meio-campo é o motorzinho do time e na frente gosta de dar caneta.

ITIRO TANABE

ITIRO TANABE

Tricolor eternamente inconformado, lateral que mistura a técnica de Marinho Bruxa e a elegância de Nilton Santos, cria da Ilha do Governador e amigo do puxador de samba Quinho

FÁBIO LACERDA

FÁBIO LACERDA

Jornalista que é coringa nas redações jogando em varias posições como Esportes, Cultura e Artes, Economia, ‘Politicagem’, Comportamento, assessoria de imprensa e marketing. Dentro de campo joga apenas de centroavante.

CESAR OLIVEIRA

CESAR OLIVEIRA

Botafoguense, mangueirense e carioca (nessa ordem). Editor da livrosdefutebol.com e mentor da Biblioteca Digital do Futebol Brasileiro. Apaixonado por livros, sushi e sorvete. Marido da rubro-negra Márcia.

Eduardo Semblano

Eduardo Semblano

Carioca, semi gordo, barba com falhas, charmoso, doente por futebol, metido a dar opinião em tudo, teimoso, formado no Grajaú, mestrado em Vila Isabel, super impaciente! Odeio o Zagallo e o Galvão e agora inventei de escrever…

ROGÉRIO NUNES

ROGÉRIO NUNES

Apaixonado por futebol, trabalha no site FutRio e, nas horas vagas, desenha camisas para os clubes cariocas. Entre elas, destaca-se a do Madureira, em homenagem à excursão para Cuba.

ANDRÉ FERNANDES

ANDRÉ FERNANDES

André Fernandes é fundador da Agência de Notícias das Favelas, cria da Mangueira, camisa 10 na luta contra a desigualdade e meio-campo articulador que une as pontas em prol de um mundo mais justo.

ALDA HEIZER

ALDA HEIZER

Nascida em Vila Isabel, é historiadora e tricolor. Desde pequena acompanhei meu pai, o jornalista Teixeira Heizer, em muitos jogos no Maracanã e acho que herdei do velho o gosto pelo texto.

FERNANDO MENDONÇA

FERNANDO MENDONÇA

Pintor, desenhista, gravador e músico. Já participou de diversas mostras importantes de artes visuais. Vascaíno roxo, é um verdadeiro perna de pau, mas ama o futebol bem jogado em qualquer tipo de gramado.

LUIZ CARLOS CASCON

LUIZ CARLOS CASCON

Jornalista há mais de 30 anos, só trabalhou em editoria esportiva em situações excepcionais, como em cobertura de Copas do Mundo. Mas sempre esteve ligado no mundo da bola. É rubro-negro desde 1953.

ANTONIO CARLOS FERREIRA

ANTONIO CARLOS FERREIRA

Ex-jogador da base do Flamengo e apaixonado por futebol desde sempre, tem uma pequena empresa de manutenção em equipamentos de informática, mas não abre mão das peladinhas!

CLAUDIO RENATO

CLAUDIO RENATO

Jornalista carioca, 52 anos, editor especial da GloboNews. Trabalhou na Tribuna da Imprensa, em O Globo, em O Estado de S;Paulo, na Gazeta Mercantil e na TV Globo. Dois prêmios Esso, um prêmio Embratel e dois prêmios Vladimir Herzog.

CLÁUDIO VIEIRA

CLÁUDIO VIEIRA

Cláudio Vieira é jornalista, escritor e autor-roteirista. Escreveu durante 25 anos para o jornal O Dia a crônica diária Romance Policial. É autor de Maracanã, Templo dos Deuses Brasileiros e A História do Brasil São Outros 500. É um autêntico sambeiro.

GUILLERMO PLANEL

GUILLERMO PLANEL

Documentarista com pós graduação-etílica em cerveja guerrilheira, mestrado em domesticar formigas andinas no deserto do Atacama e tem doutorado em contar com quantos grãos de areia se enche uma ampulheta boliviana.

FERNANDO MENDONÇA

NANA MORAES

Fotógrafa, seis vezes vencedora do Prêmio Abril de Jornalismo e duas vezes premiada pela Associação Brasileira de Propaganda como “Destaque Profissional/Fotografia”. Publicou o livro “Andorinhas”, em 2011.

daniel perpétuo

daniel perpétuo

Jornalista e videomaker, embrenhado na câmeras DSLR desde a Copa do Mundo de 2014. Sua especialidade é pescar imagens para construir belas e divertidas histórias. Eterno camisa 1 das terras de Araribóia

Simone Marinho

Simone Marinho

Formada em Comunicação pela UFRJ, com pós-graduação em “Fotografia Documental Como Instrumento de Pesquisa Social”. Trabalhou no Globo por 14 anos e recebeu o prêmio Mulher Imprensa 2008, na categoria fotografia.

Rodrigo Cabral

Rodrigo Cabral

Cineasta e amante de futebol, já foi goleiro de várias peladas. Aposentado, aguarda propostas para voltar a campo mas nas linhas da edição, está orgulhoso de fazer parte da equipe do Museu da Pelada!

Guilherme Careca Meireles

Guilherme Careca Meireles

Cria de Vila Isabel, astro do Caldeirão do Albertão, domina a bola como poucos e disputa a vaga de titular da fotografia do Museu da Pelada com Marcelo Tabach, Guillermo Planel e Daniel Perpetuo

Daniel Planel

Daniel Planel

Nascido há 25 anos no Rio de Janeiro, começou cedo na fotografia. Em seus primeiros trabalhos, não sabia nem encaixar a lente direito, quebrando algumas ao longo do tempo. Após muitos erros, pelo menos isso ele já sabe fazer.

André Teixeira

André Teixeira

Chuta com as duas: é jornalista e fotógrafo. Tem mestrado em Palpitologia Futebolística Aplicada, é mineiro e botafoguense e integra o movimento “Ogrografia – por uma fotografia sem frescura”, que defende conceitos como enquadramento, foco e fotometragem.

CUSTODIO COIMBRA

CUSTODIO COIMBRA

Um dos fotógrafos mais premiados do Brasil, registra cenas aéreas do cotidiano com a mesma maestria que dá seus dribles nas peladas. É flamenguista de coração e primo do craque Zico, com quem jogou muita bola na infância.

SERGIO MORAES

SERGIO MORAES

Fotógrafo, apaixonado pelo Botafogo, cobriu seis olimpíadas, três Copas do Mundo, várias Copa Américas e realizou alguns sonhos, como trabalhar no Placar, Jornal do Brasil e Reuters

ISMAR INGBER

ISMAR INGBER

Estudou fotografia na School of Visual Arts of New York. Começou a trabalhar na Ed.Bloch, depois no Jornal do Brasil, onde também atuou como Sub-editor e Editor de fotografia. Flamenguista apaixonado e um grande armador.

MILTON MONTENEGRO

MILTON MONTENEGRO

Fotógrafo, carioca, tricolor, ex-peladeiro, foi atacante esforçado, desde o absurdo futebol jogado com pedrinhas no pátio de recreio do Colégio de Aplicação até temido artilheiro das quadras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

MARCOS TRISTÃO

MARCOS TRISTÃO

Fotógrafo de carteirinha desde 79, com passagens pelo Jornal O Dia e O Globo, cobriu duas Copas do Mundo e duas Olimpíadas. Tem o orgulho de ter participado da última pelada do antigo Maracanã, antes da reforma.

ANDRE ARRUDA

ANDRE ARRUDA

Fotógrafo carioca. Botafoguense. É perna de pau. Anda de moto há mais de 30 anos e quase foi músico profissional, tocando baixo. Foi fotógrafo do Jornal do Brasil e do O Globo. Autor do livro 100 Coisas que Cem Pessoas Não Vivem Sem.

ROGERIO FAISSAL

ROGERIO FAISSAL

Craque com a câmera no olho e com a bola nos pés, é apaixonado pela fotografia desde os 15 anos e pelo Flamengo desde que nasceu! Frequentava a antiga geral do Maraca só para ver os dribles de Uri Geller.

JOAQUIM FERREIRA DOS SANTOS

JOAQUIM FERREIRA DOS SANTOS

É jornalista e escritor, mas se orgulha mesmo é de ter aprendido a chutar com as duas, técnica que adquiriu depois de treinos exaustivos, quando seu sonho era jogar como o canhotinha Gerson. É rubro-negro desde Joel, Moacir, Henrique, Dida e Babá.

EDISON CORRÊA

EDISON CORRÊA

Jornalista e flamenguista apaixonado, pós-graduado em golaços de bicicleta e canetas em desavisados, não crê na morte do futebol-arte. Fiel ao monarca Rei Arthur, primeiro e único da Nação Rubro-Negra.

BRUNO GEOVAN

BRUNO GEOVAN

Carioca, flamenguista e mestre em degustar doces e pizza, sempre que joga uma pelada não abre mão de ficar na banheira. Formado em jornalismo, também atua no campo audiovisual como assistente de direção em cinema e publicidade, sempre de olho na imagem.

ANDRÉ FELIPE DE LIMA

ANDRÉ FELIPE DE LIMA

Há quase 30 anos driblando em algumas redações e consultorias, o jornalista busca o “graal perdido” do futebol brasileiro. Por ora, contenta-se com as produções de um documentário sobre Garrincha e dos 18 volumes de “Ídolos – Dicionário dos craques”.

LUAN TOJA

LUAN TOJA

Um botafoguense estudante de jornalismo da FACHA cria da Baixada Fluminense e ex-amante das peladas de rua. Hoje não corre mais atrás da bola, tal como não foge das polêmicas do futebol.

IDEL HALFEN

IDEL HALFEN

Executivo em grandes empresas e tricolor fanático. De peladeiro aplicado se tornou um dos pioneiros no triathlon. Dedica parte de sua vida à união de duas paixões: esporte e gestão.

IGOR SERRANO

IGOR SERRANO

Vascaíno, Igor Serrano é autor dos gols “Copa do Brasil 2011 – Norte e Sul deste país!” e “A turma é boa, é mesmo da fuzarca!”, armador dos sites Popbola e Blogols e treinador do selo Drible de Letra.

HELIO BRASIL

HELIO BRASIL

Carioca de São Cristóvão, flamenguista, Arquiteto e Professor de Arquitetura. Dedica-se à escrita ficcional desde 1958. Frequentou a Oficina Literária do Professor Ivan Cavalcanti Proença e tem vários livros publicados.

MÁRIO MOREIRA

MÁRIO MOREIRA

Tricolor de coração, é jornalista com passagem por diversos veículos, incluindo Jornal do Brasil e Folha de S.Paulo, e por praticamente todas as editorias. Seu maior ídolo no futebol é Rivelino. É também compositor (pra lá de bissexto).