Escolha uma Página
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

TERCEIRIZADA É O CACETE

13 / setembro / 2023

por Israel Cayo Campos

Antes de mais nada, gosto sempre de lembrar: sou Nordestino (com N maiúsculo!), torcedor do ABC de Natal e do São Paulo Futebol Clube. Portanto, não vai haver nenhuma defesa clubística ao Flamengo ou a quem quer que seja, mas sim uma defesa ao direito de torcer e amar o clube que quisermos! Ou até mais de um!

​De acordo com levantamento do O GLOBO/Ipec, 50,4% dos torcedores nordestinos preferem times “de fora”, e o Flamengo é o favorito; essa pesquisa foi realizada em julho de 2022.

​Apesar de o Flamengo ser a maior torcida do Nordeste por motivos históricos, como por exemplo a forte influência da Rádio Nacional do Rio de Janeiro transmitindo os jogos do clube desde os anos 1930 na região, ou da TV Globo mostrando a era de ouro do clube já pela televisão durante os anos 1980 para o Nordeste, vale salientar que o time da gávea não é o único a ter torcida de grande porte em nossa região.

​A população total nordestina é de aproximadamente 55 milhões de habitantes (dados do site Agência NE9 de junho de 2023). Desse total, temos aproximadamente 13 milhões de flamenguistas. Mas na mesma pesquisa vemos que o Corinthians possui 5 milhões de torcedores, o São Paulo um pouco mais de 4 milhões, o Palmeiras 3,7 milhões e o Vasco 2 milhões de adeptos na região. Lembrando que 17,2 milhões de nordestinos não tem clube (o que corresponde a 31,2 % da população do Nordeste, sejam esses clubes nordestinos ou não) ou se interessam por futebol segundo um cálculo simples feito com as porcentagem dadas por O GLOBO/Ipec para cada torcida em relação ao total da população nordestina com dados já informados.

​Se considerarmos que essas são as cinco maiores torcidas do país, fica bem óbvio que não é só o Flamengo quem “se beneficia” da torcida nordestina! Quando levamos para o Brasil todo, vemos ainda mais a importância da torcida nordestina para os cinco times de maiores adeptos no país. O Flamengo de 45,28 milhões de torcedores possui 27% de sua torcida na região Nordeste, o Corinthians com 32,2 milhões possui 15% de sua torcida aqui, o São Paulo 17,03 milhões possui 23,1% de adeptos nordestinos, já o Palmeiras com 15,7 milhões de torcedores no Brasil todo possui só no Nordeste 23,5% de sua torcida e o Vasco da Gama com seus 8,72 milhões de torcedores possui praticamente 23% de sua torcida total “por essas bandas”.

Aí ficam minhas perguntas: Algum torcedor ou até time por meio de seus interlocutores que zomba das torcidas ditas como “terceirizadas” gostaria de se desfazer de tamanhas porcentagens totais de suas torcidas? Apesar de o Flamengo ter a maior torcida, os demais clubes mais populares do país abrem mão de possuírem tamanha porcentagem de seus torcedores por uma xenofobia sem sentido e um néscio lema de que cada torcedor deve torcer para o time de seu estado? Perder esse bom pedaço de receita de televisão, mídias sociais, produtos e até de sócios? Eu duvido muito! Mas então por qual motivo o nordestino que torce para um time do eixo Rio-SP (utilizei os cinco com mais torcida apenas, mas serve para outros) possuem tamanho preconceito e/ou xenofobia com os torcedores de nossa região?

​É correto que se chame de “terceirizado” quem torce pra um time fora da sua região? Como se o amor fosse uma questão de escolha? Esse pensamento tacanho de que o nordestino não deve torcer para um clube de outro estado não seria um profundo pano de fundo para esconder a xenofobia existente no futebol? Uma desculpa perfeita para validar essa afirmação preconceituosa até como forma de proteger seu time que talvez não seja o mais querido na região e no país? Sinceramente a coisa que mais me irrita no futebol é ouvir alguém dizer que o torcedor nordestino é terceirizado.

Um discurso ignorante, xenófobo e de uma profunda inveja. Afinal, quantos Corinthianos, São Paulinos, Palmeirenses e Vascaínos nasceram no estado de origem de seus clubes mas nunca colocaram um pé nos estádios para acompanhar uma partida deles? Seja pela violência, elitização do futebol que hoje tira o pobre dos estádios ou qualquer outro motivo? Aposto que são muitos! Mas o errado é o nordestino torcer?

Usando esse pensamento linear tolo da maioria dos que nos difamam, todos os que leem esse texto casaram com uma mulher de seu estado? Da sua cidade? Se amar um clube de futebol de outro estado é errado, se tratando apenas de um jogo, o que dirá amar uma pessoa de outro estado e ficar ao lado desta(e) o resto da vida? Mas se eu escrevesse e não apenas estivesse a provocar com a mesma linha de raciocínio pobre desses torcedores que as pessoas só devessem amar pessoas do seu estado, de que me taxariam? Preconceituoso e Cretino seriam os adjetivos mais educados! Que tal um espelho nessa hora há muitas pessoas?

Quanto a aqueles que alegam que os “terceirizados” possuem dois clubes, o da sua cidade e o do grande centro do país (geralmente pra cutucar e criticar o tamanho da torcida do Flamengo, pois como já provei, não seria bom pra nenhum time grande perder o apoio que possuem no Nordeste), o que dizer dos mais jovens que com toda razão hoje em dia estão cada vez mais apaixonados pelo futebol europeu, onde jogam as grandes estrelas? A maioria deles nunca vai pisar na Europa para ver Real Madrid, Barcelona, Manchester, Bayern, Juventus ou qualquer outro desse porte, mesmo assim, eles torcem e se apaixonam por esses clubes! E não só jovens como muitos senhores, senhoras e pasmem, gente da mídia também! Seriam esses terceirizados internacionais?

Podemos ter quantos times quisermos, desde que de fato torçamos por esses! Tô cansado de ver gente do interior de grandes estados torcendo para o grande clube do mesmo e para o time da pequena cidade onde nasceu. Times muitas vezes sequer sem expressão alguma. Mas isso pode?

A discrepância financeira associada a forte mídia centenária do futebol de Rio e São Paulo sobre a região Nordeste criou tal situação, infelizmente nossos clubes financeiramente não são capazes de disputar de igual para igual com esses, e acabamos por nos apegarmos em grande parte ao local, nacional e como citei antes, alguns até ao global torcendo para times do exterior!

E não há nenhum crime nisso! Eu, enquanto São-Paulino e Abecedista, não me considero menos São-Paulino do que o que nasceu na capital paulista. Até porque a maioria não sabe quem foram Gino, Paraná, Leônidas, Sastre, Poy, Pedro Rocha, Roberto Dias, Peixinho, Teixeirinha, Canhoteiro, Rubén Barrios, Friedenreich e tantos outros que eu não terminaria o texto hoje. Esse que vos escreve conhece e muito a história desse clube e dessas lendas, e olhe que só citei aqui jogadores de 1970 para trás, pois conhecer de Serginho Chulapa “pra frente” é uma grande moleza! Portanto, quem não sabe sequer a história do SPFC jamais poderá me chamar de terceirizado. Pode ter nascido ao lado do Morumbi,não tem moral alguma para isso! E o mesmo vale para os demais torcedores nordestinos dos outros clubes! Que amam seus ídolos e a história de seus times.

​Portanto, meus caros, parem de agir de maneira canalha com o povo que ajuda a sustentar seus times de coração! Parem de usar esse termo pejorativo e preconceituoso de “terceirizados” só porque alguém não nasceu no seu estado! Comecem a perceber que ao querer ofender flamenguistas – que são o principal alvo desse tipo de ataque mal caráter, e que mesmo que fosse verdade e só existissem flamenguistas aqui já é um ataque preconceituoso por si só, como se o Nordeste não fizesse parte do Brasil! Não tivesse valor -, vocês muitas vezes estão ofendendo outros milhões de torcedores, muitos até do seu próprio clube de coração que aqui residem! Reitero, ninguém escolhe onde quer nascer, ou a quem ou o que amar. Portanto, terceirizados é o cacete!

TAGS:

4 Comentários

  1. Tadeu cunha

    Caro Cayo Campos seu artigo está perfeito, sem falar que ídolos do Framengo nasceram no Nordeste,esse preconceito xenófobo contra o Nordeste só vem expor a mediocridade que assola o Brasil.

    Responder
  2. Carlos Alberto Ferreira da Costa e Souza

    De onde o autor do post Israel Caio Campos, tirou esse numero de mais de 45 milhões de torcedores ?

    Responder
  3. Arlinei Carvalho

    O Fluzão deve ter 10% dos seus torcedores no norte&Nordeste.
    Gente no norte e Fla e vasco.
    Estou com o Francisco torcedor do Fortaleza. Sou tricolor de coração e ponto final. Mas me simpatizo com o Barcelona de Bonsucesso e o Aston Vila. Mas é Flu contra tudo e contra todos. Até contra a seleção Brasileira, torcerei pelo Fluminense Football Club

    Responder
  4. William

    Onde estão os torcedores de fato do Flamengo? Sendo que no sudeste o Corinthians sobra? O sr esqueceu de Brasília, onde todo funcionalismo migrou do Rio…porque a torcida fo Flamengo não superou o Corinthians no mundial, não levou 70 mil para SP?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *