Escolha uma Página
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O SÃO PAULA DESONROU O NOSSO FUTEBOL

9 / dezembro / 2024

por Zé Roberto Padilha

Sei que sou do tempo do Onça, zagueiro do Flamengo que jogava com raça, assim como todos nós, jogadores profissionais daquela época. Tínhamos honra e vergonha na cara. Jamais perderíamos uma oportunidade como a que o time do São Paulo desperdiçou. Casa cheia, transmissão para todo o país, e um cenário perfeito para mostrar o valor do nosso futebol.

Poucas vezes vi um clube tão burocrático para sair jogando, lento para transitar da defesa ao ataque e completamente omisso na busca pelo gol adversário. O São Paulo FC, de domingo, fez mais para denegrir a imagem do nosso futebol do que Bruno Henrique, caso seja provada sua culpabilidade ao forçar um terceiro cartão amarelo. Ou Paquetá, cuja ilha inteira apostou, mais que o resto do mundo, que ele também levaria um amarelinho.

Nesse caso, a culpa é do jogador, que deve responder pelos seus atos. Mas e quando é todo um elenco que entra em campo e:
a) não divide uma bola;
b) não reclama de nenhuma decisão da arbitragem;
c) nenhum jogador dá um pique sequer em direção ao gol;
d) o treinador não é visto uma única vez reclamando com o quarto árbitro;
e) e cadê o Lucas, o Arboleda, o Calleri?

Sei que, diante da superioridade do Botafogo e do favoritismo, esse olhar crítico sobre a covardia de um time que jamais buscou a vitória pode ter passado despercebido para muitos.

Não para minha geração. Fomos treinados por Pinheiro, orientados por Roberto Alvarenga, supervisionados por Zezé Moreira, e nossa formação ocorreu na Universidade da Bola e da Ética chamada Fluminense FC.

Nós, tricolores, teríamos vergonha de entrar em campo sem um desejo enorme de vencer. De buscar a vitória, do começo ao fim. De honrar nossa camisa. E o futebol.

Obs.: Nada contra o Botafogo. Pelo contrário, o clube fez a sua parte. E bem.

TAGS:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *