Escolha uma Página
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O JOGO DE FUTEBOL 10 X 10

4 / maio / 2021

por Luis Filipe Chateaubriand


Uma crítica muito comum que é feita ao futebol da atualidade é que há poucos espaços e, assim, a criatividade dos jogadores não aflora como em épocas pretéritas.

São, assim, mais raras as tabelinhas, os lançamentos em profundidade, os cruzamentos diretamente da linha de fundo, as penetrações em “facão”, as metidas em diagonal de trivela.

Isto acontece, indubitavelmente, porque o preparo físico dos atletas foi evoluindo ao longo do tempo e, com isso, as distâncias percorridas tornaram-se muito maiores e os espaços, obviamente, diminuíram.

Então, para que o jogo possa ter a plasticidade de anteriormente, é preciso criar espaços.

E a maneira mais elementar de criar espaços é diminuir o número de jogadores em campo – ao invés de 11 contra 11, 10 contra 10.

Reduzir o número de atletas, de 11 para 10, de cada clube, permitiria, ademais, que o meio campo ficasse menos congestionado do que atualmente, porque seria exatamente no meio de campo que surgiriam mais espaços.

Isso porque os times não iriam tomar a decisão de desfalcar algum setor do campo para compensar a perda de um jogador, então este seria retirado exatamente do setor onde há mais jogadores, a “meiuca”.

Como se sabe, é exatamente quando há o melhor aproveitamento do meio de campo que os times costumam ganhar jogos.

Portanto, reduzir o número de jogadores para cada time, de 11 para 10, aumenta os espaços para se jogar, e o faz especialmente no meio campo, o que propicia um futebol mais atraente e bem jogado.

Luis Filipe Chateaubriand é Museu da Pelada!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *