Escolha uma Página
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O DESTRAVADOR

15 / outubro / 2023

por Zé Roberto Padilha

Sabe quando dá vontade de desligar a televisão? Quando um zagueiro toca para o outro, este toca no Pulgar, que domina e devolve para o outro zagueiro que… ficam a maior parte do tempo trocando irritantes bolas lá atrás.

Jogos travados, descontínuos, parecem uma carroça que caminha pela lama tentando chegar ao gol adversário.

Felizmente o Botafogo tem um destravador. Ele se chama Tchê Tchê.

Não fui um grande driblador. Porém, quando recebia uma bola dos zagueiros, não a dominava. Deixava ela correr e aproveitava sua velocidade para fazer o time girar. Tocava, tabelava e dava um tapa na bola para sair da marcação.

Quando você domina a bola, mesmo desmarcado, entra a inércia. Com ela parada, você e o adversário estão nas mesmas condições. Já pegando carona na velocidade, menor que ela seja, você tem a arrancada a seu favor.

Tchê Tchê tem feito isto no Botafogo. Ele não domina a bola, deixa ela fluir e faz o seu time girar. Escalar o destravador na lateral vai tirar do Botafogo uma movimentação preciosa na forma do seu time jogar.

Querem os nomes de outros destravadores? Dirceuzinho, Zinho, Conca, Sérgio Manoel, Paulo Isidoro…

TAGS:

1 Comentário

  1. Tadeu cunha

    Caro Padilha ótimo artigo sobre dar velocidade principalmente na transição defesa ataque,isso deveria ser ensinado na base onde os detalhes irão fazer uma grande diferença quando o atleta jovem chegar no profissional.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *