MUITO ALÉM DE TRÊS PULINHOS E O SINAL DA CRUZ

23 / julho / 2021

por André Felipe de Lima

Um lugar específico do Órun, o recanto dos espíritos, está muito feliz. Nele certamente residem muitos ídolos do passado, especialmente Zizinho, o maior do Flamengo até surgir Zico; Didi, craque do Fluminense, do Botafogo e da Copa de 58; Orlando Pingo de Ouro, grande artilheiro do Flu nas décadas de 1940 e 50; “Pai” Jaú, zagueiro do Corinthians e da Copa de 38 e um babalorixá inesquecível, e muitos outros grandes jogadores do passado que sempre nutriram fé no deus maior, Olorum, mas também em todos os orixás do panteão mais iluminado do Órun. Todos estes sagrados espíritos e os dos nossos craques do passado certamente comemoram um simples gesto de um menino, mas de significado espetacular, gigantesco, e que pode ser muito importante para que a sociedade brasileira comece a respeitar a diversidade religiosa. Paulinho tinha tudo para entrar pela porta da frente da história como promissor ídolo do Vasco, onde começou a carreira, mas os orixás determinaram a ele outro destino. Exu, o orixá da comunicação, da transformação do mundo, o equivalente a “Hermes” ou “Mercúrio”, da cultura ocidental, abriu as portas deste futuro para o Paulinho, e Oxóssi, o consolidou naquele gesto do menino, como se erguendo um ofá (arco e flecha) do rei maior das florestas de corações, saiu rumo ao vento para comemorar mais um gol do Brasil. Um gol marcante, libertador, impositivamente vencedor, como assim querem os orixás, e, como alega Paulinho, um gol ou sucesso que “nunca” foi fruto da “sorte”: “Sempre foi Exu”, diz ele.

O futebol brasileiro sempre foi marcado pela aproximação com a fé. Seja ela de origem católica, protestante ou afrodescendente. Não importa qual bandeira de fé envolve o jogador. A fé sempre esteve e está ali dentro e fora de campo. Recorrente eram os depoimentos de jogadores do passado a proferi-la sem receios de serem perseguidos ou recriminados. Tudo bem, não havia rede social por onde detratores intolerantes pudessem emitir racismo e preconceito religioso. Estes dois nefastos e enraizados aspectos estão lamentavelmente entranhados em nossa cultura. Essa intolerância com a fé alheia e a cegueira do sectarismo que a molda são responsáveis para que muitos escondam sua certeza em uma força maior, uma força que brota na particular imagem do céu de cada um. Naquele gesto do Paulinho, há muito mais além de um simples pulinho e o sinal da cruz tão “praticados” por muitos jogadores ao entrarem em campo. Entendamos e, sobretudo, respeitemos, e com muita fé, a mensagem do menino de Oxóssi. Epa, Babá!