Escolha uma Página
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MARCOS PEZÃO É O ÚLTIMO ROMÂNTICO DA BOLA

11 / abril / 2023

por Marcos Vinicius Cabral

A frase “Nenhum jogador é tão bom como todos juntos”, dita por Alfredo Di Stéfano (1926-2014), cairia ‘como uma luva’ na vida futebolística de Marcos Aurélio Pereira Marinelli, de 60 anos. Conhecido craque nos campos de várzea em que jogou, o camisa 5 mantém o amor à bola a quem chama de “companheira fiel”.

Técnico em eletrotécnica e morador de Icaraí, Zona Sul de Niterói, Marinelli cobre o corpo massacrado pela ação de marcadores implacáveis e tenta (em vão) passar despercebido. É boa gente, bom amigo, excelente ser humano e jogador incomparável. Como bem definiu o sobrinho Thiago da Costa Lopes, de 37 anos.

“Marcos Marinelli é pessoa física. Mas o Marcos que eu conheço é o Pezão, fenômeno dentro e fora de campo. O que eu posso dizer deste jogador? Inclassificável, inquestionável e incomparável nas vezes em que calçou chuteiras e foi se divertir. É assim que ele encara o futebol, como uma diversão. Mas é um pai para mim com conselhos e por meio dessa simplicidade se agiganta perto de nós”, contou ao Museu da Pelada.

E completou: “Essa virada de jogo ou toque na bola sem olhar de Ronaldinho Gaúcho, já era feito por ele nos campos em que jogou. Olha, para ser sincero, muito antes do R10 nascer. Gênio!”, diz sorrindo.

Mas Marcos Pezão vai voando com os pés. Onde tem uma boa pelada, lá está ele. Vestido com uma bela camisa social, calça jeans na maioria das vezes e sapatos brilhantes como a cor do cabelo refletido pelos raios solares, ele chega e dispensa apresentações. O ex-lateral esquerdo que enfrentou em jogo amistoso o Grêmio de Renato Gaúcho, Mário Sérgio, Tarcísio e Baltazar, defendendo o Tamoyo, clube da Região dos Lagos, é a simplicidade em pessoa.

O que Marinelli quer é passar despercebido. Mas o futebol que joga (recentemente foi campeão e eleito o melhor jogador do Campeonato de Veteranos em Magé, na Baixada Fluminense, em 2022) não deixa que craques como ele não sejam notados.

Mas Marcos Pezão foi e continua simples. É, no meio de tantos pássaros de valor incomensurável no céu do futebol que leva jogadores às nuvens, um pardal.

Não um pássaro sem valor. Não! Marcos Pezão é um pardal no sentido em querer ser livre. Talentoso como tem demonstrado em qualquer campo de várzea, a morte para ele é ficar sem jogar futebol. O pardal, no entanto, morre se for trancafiado em uma gaiola. Triste verdade.

Marcos Pezão, morte, pardal, futebol, liberdade… tudo relacionado ao céu de quem não enxerga estrela maior que esse craque é, não só como jogador, mas como pessoa.

Voa, Marcos Pezão! Vá bater asas! Vai sobressair dos demais craques que desfilaram pelos tapetes verdes de São Gonçalo, Niterói, Maricá, Itaboraí, Cabo Frio, Saquarema, Araruama, Nova Friburgo e Magé, cidades em que os campos de futebol receberam os pés talentosos de um craque como Marcos Pezão. Estes que conduziram a bola melhor do que muitos pardais usavam as asas para voar.

4 Comentários

  1. Thiago

    Fenômeno,craque,simplesmente uma Lenda..quem viu jogar tem em memória jogadas de gênio que se fosse na TV hoje…. seria reverenciado em todo lugar que passasse…#Soufã

    Responder
  2. Alexandre Figueira

    Esse é bom de bola e de dança…..

    Responder
  3. Anderson moura

    Marcos pezão, um jogador inteligente nos campos de futebol, e um jogador cheio de qualidades na vida pessoal caráter incrível e um coração enorme do tamanho do Maracanã. Melhor cunhado não poderia ser.

    Responder
  4. Filipe Félix

    Assino embaixo, esse cara é fenomenal. Chamado por mim como Marigol!!! Sem palavras pra descrever essa pessoa incrível q ele é!!!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *