Escolha uma Página
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CAMPO DO GRADIM

9 / fevereiro / 2025

por Marcos Vinicius Cabral

Na sexta-feira (7), meu coração foi partido em mil pedaços. Continuo aqui, inconsolável, tentando juntar cada pedacinho dele a fim de reconstruir parte a parte do que restou.

O motivo?

Mais cedo passei na BR-101 e olhei uma grande obra no local onde existia o Campo do Gradim, passarela verde por onde pisaram pés habilidosos, verdadeiro point dos boleiros.

Foi neste campo, histórico de São Gonçalo, que uma das mais brilhantes equipes de futebol amador da cidade chamada Jovem Fla conquistou um bicampeão em 2004 e 2005. O primeiro, de forma invicta.

Dentre os dons que Deus me deu, orgulho-me muito de ter jogado futebol. E jogado com os melhores. Se não fui profissional por causa das condições financeiras da família, os joelhos, já combalidos, não me impediram de vestir a camisa 8 do Jovem Fla que todos conheciam pelas cores rubro-negras e talentos dos jogadores.

No entanto, na mais profunda humildade, me orgulho, não tão somente, em ter sido bicampeão, mas em ter conquistado, ao lado de meus companheiros, 39 troféus entre campeonatos e torneios realizados em São Gonçalo.

Resumindo: ganhamos tudo enquanto o Jovem Fla existiu!

O solo gonçalense, rico em produzir talentos das mais diferentes áreas, foi o município escolhido por Deus para que o Jovem Fla existisse. E conseguimos escrever nossos nomes no futebol amador da região.

Por tal motivo, hoje me bateu uma tristeza enorme do tamanho da obra que está sendo realizada naquele local. É menos um campo de futebol e a certeza de que serão talentos não serão observados e, consequentemente, lapidados para chegar a um clube.

Ficam as memórias, as amizades e os troféus que, empoeirados e laureados por teias e mais teias de aranha, estão guardados na casa de Wallace, fundador do Jovem Fla.

Obrigado a cada um de vocês (companheiros do JF) que me ajudaram a construir essa história. Nada apaga. Assim como nada apaga os verdadeiros amigos que a bola me deu.

Nunca foi, não é, e jamais será apenas futebol.

TAGS:

1 Comentário

  1. Edilson Pereira de

    Grande Marcos!!! Talento dentro e uma grande cara fora do campo , Adão

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *