Escolha uma Página
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

BETO FUSCÃO

7 / dezembro / 2022

por Paulo-Roberto Andel

Chegou a hora. É assim para todos nós.

Eu vi Beto Fuscão uma vez no Maracanã de antigamente, de muito tempo atrás, 1979. Não era jogo do Fluminense, mas meu pai me levou ao Maracanã e nos sentimos bem, em meio a uma turma de verde. Nós, espremidos por verdadeira multidão de flamengos.

Aconteceu uma das maiores partidas da história. Eram dois timaços, mas o Palmeiras, com sua camisa verdona linda, nocauteou sem dó. Fez 4 a 1 e se classificou para a semifinal do campeonato brasileiro. Meu pai ria, que saudade. À beira do campo, o treinador era um símbolo do Fluminense: Telê Santana, o mestre.

A goleada mudou o futebol brasileiro. A partida do Palmeiras foi tão espetacular que levou Telê para a Seleção Brasileira. O resto já se sabe: o Brasil viveu dois anos e meio de sonho com o escrete que encantou o mundo, exceto os idiotas da objetividade.

Gilmar, Rosemiro, Beto Fuscão, Polozzi e Pedrinho; Pires, Mococa e Jorge Mendonça; Jorginho, Cesar e Baroninho. Depois entrou Zé Mário, que inclusive fez gol. Daquela tarde de sonhos, foram embora o Mococa e o Jorge Mendonça, que jogaram aqui no Rio, mais o Beto Fuscão. Meu pai também foi embora, assim como muitos torcedores que viram ao vivo aquele jogo espetacular. Eu, que continuo por aqui, reitero: foi uma das maiores partidas da história do Maracanã. Antes disso, o Beto foi Seleção em 1977.

Beto Fuscão, muito obrigado por ter existido. Pessoas como você me trouxeram até aqui. Aquele domingo à tarde de 1979 é imortal.

@pauloandel

4 Comentários

  1. Roberto Dormund

    Era bom jogador. Sério e bom marcador. O problema era a midia.

    Responder
    • Marcus

      Entrei com ele no estádio Martins Pereira em São José, tinha uns 6 ou 7 anos de idade, aquela criançada que entrava junto com os jogadores,um dos melhores zagueiros do São José E.C.

      Responder
  2. Rafael dos Santos Braga

    Prezado @pauloandel , eu tb vi o Beto Fuscão jogar , mas , pela telinha. Já esse jogo que vc abordou foi realmente um jogaço ! Os dois times tinham craques e o Flamengo estava começando a engrenar ! O Telê fez um time quase que imbatível ; que depois viria perder o campeonato brasileiro para o timaço do Internacional ! Obrigado pelas suas belas palavras e texto !

    Responder
  3. Sueli de Souza Carvalho

    Seu texto maravilhoso me traz a lembrança desses bons tempos do futebol…

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *