Escolha uma Página
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

TIRO DE META, UMA JOGADA EM EXTINÇÃO?

5 / janeiro / 2020

por Victor Kingma


O futebol, o esporte mais praticado no mundo, e que no Brasil se tornou uma paixão nacional, é formado por inúmeras jogadas, amplamente conhecidas e apelidadas pelos seus aficionados. Não só aquelas que acontecem com a bola rolando, como o drible, o passe ou o lançamento, mas, também,aquelas onde a bola é colocada novamente em jogo após ultrapassar os limites do gramado, como o corner (escanteio), arremesso lateral ou tiro de meta. 

Uma dessas jogadas, das que mais acontecem durante as partidas, é o popular “TIRO DE META”, que é a reposição da bola ao campo de jogo quando ela sai pela linha de fundo tocada pelo adversário.

Ficou popularmente conhecida por esse nome pois, originariamente, consistia em um “tiro” longo e forte, executado de dentro da área e próximo da meta, geralmente pelo goleiro, na direção do ataque. 

No passado, como a maioria dos campos tinham dimensões reduzidas e os times costumavam jogar com quatro atacantes, essa jogada era mortal. 

Não era comum o goleiro sair jogando, então, ele não precisava ter muita habilidade com a bola nos pés, bastava ter um chute forte para bater os tiros de meta.

Hoje, com a evolução tática do futebol, os melhores times do mundo são aqueles que ficam mais tempo com a bola nos pés, e dão menos chutões, escola implantada e difundida principalmente pelo Barcelona, de Pepe Guardiola.

E essa mudança chegou também aos goleiros, que passaram a ser mais um jogador na armação das jogadas.

Assim, no futebol atual, não basta aos “guarda metas”, como eram conhecidos antigamente, serem verdadeiros paredões para defender com as mãos as bolas chutadas ou cabeceadas contra o seu gol mas,também, precisam ter habilidade para iniciar as jogadas com os pés. 

Ao contrário do “Tiro Livre” ou “Tiro de Canto”, o velho e bom “TIRO DE META”, na sua concepção original, é cada vez menos executado durante os jogos.  E se tornou uma jogada quase em extinção.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *