MARCOSSENSE F.C. INSPIRA TAÇA SÃO JOÃO MARCOS DE FUTEBOL INFANTIL

22 / junho / 2016

por Christina Lima

Imagine uma cidade do interior do estado do Rio de Janeiro que viveu seu auge no Ciclo do Café e que na década de 1930 tinha uma vida simples, mas com muitas atividades sociais e culturais como carnaval de rua, bailes no clube, corridas de cavalos, pesca e, é claro, futebol. Assim era São João Marcos, umas das primeiras cidades tombadas no Brasil pelo seu conjunto arquitetônico, mas destombada e demolida no ano seguinte pelo Governo Vargas para a ampliação de uma represa que iria garantir o abastecimento de água do Rio de Janeiro.

São João Marcos era a casa do histórico Marcossense Futebol Clube, time de futebol de uniforme azul e branco que permanece ‘imbatível’ na lembrança dos antigos torcedores.

As ruínas dessa cidade se transformaram no Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, situado no município de Rio Claro, um dos espaços culturais mais visitados do interior do estado do Rio de Janeiro. Patrocinado pela Light e pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e gerido pelo Instituto Cultural Cidade Viva, o Parque comemora, em 23 de junho, cinco anos de atividades que resgatam, por meio de várias ações, a memória de São João Marcos, sua história e tradições culturais.

Uma dessas ações foi a construção do campo de futebol do Parque, palco da Taça São João Marcos de Futebol Infantil, que este ano terá a sua 3ª edição em agosto, no período dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. O torneio faz parte do Programa Educativo Especial e recebe duas equipes formadas por alunos de escolas públicas de Rio Claro. No gramado, o futebol é usado como ferramenta de educação e lazer. Os pequenos craques de hoje se divertem e evocam, sem nem mesmo perceber, o passado de glória do Marcossense.