Escolha uma Página
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MARCOLINO, O POSSÍVEL INTRODUTOR DO GOL DE BICICLETA NO BRASIL

13 / maio / 2021

por Antonio Carlos Meninéa

A história por trás da “história oficial”.

O primeiro gol de bicicleta que se tem notícia foi do espanhol naturalizado chileno, Ramón Uzaga, em 1914. Quando pensamos em Brasil a primeira imagem que vem na cachola é Leônidas da Silva, o Diamante Negro. Por mais que não seja oficial, ele carrega o título de introdutor do gol de bicicleta no Brasil.

Não tenho certeza se Leônidas já marcava gols de bicicleta nos anos 30, e antes dele, nos anos 20, Petronilho de Brito. Mas é certeza que ambos praticavam a jogada de bicicleta.

Teria sido o Diamante Negro o verdadeiro pai da criança?


Figura 1 Diamante Negro em foto clássica

Figura 1 Diamante Negro em foto clássica

 Após conversar com o amazonense Gaspar Vieira Neto, professor de história, pesquisador e autor de um espetacular livro com mais de 600 páginas intitulado “Memória do Esporte Bretão Caboclo – Os primórdios do futebol no Amazonas de 1903 a 1914”, confesso, fiquei com a pulga atrás da orelha.

O renomado professor afirma que a história reputada como “oficial” pode não ser a real, já que existem profundas pesquisas feitas por três importantíssimos nomes do segmento intelectual/esportivo amazonense, que contestam a paternidade do gol de bicicleta. São eles: O jornalista Carlos Zamith, o antigo cronista esportivo Aessene, e o intelectual amazonense, Almir Diniz.

Os três, que se lançaram de corpo e alma nas pesquisas e resgate histórico, entrevistando dezenas de ex-jogadores, ex-técnicos, jornalistas esportivos, e torcedores que estiveram em vários jogos nos anos 10 e 20, afirmam categoricamente que o primeiro executor das jogadas de bicicleta, bem como autor do primeiro gol desse novo estilo em solo brasileiro, pode sim ter sido, aliás, pode não, foi, o amazonense Marcolino Lopes da Silva, o “Marcolino”.


Figura 2 Marcolino (acervo Gaspar Vieira Neto)

Figura 2 Marcolino (acervo Gaspar Vieira Neto)

O primeiro gol de “espanholita”, assim era chamado o gol de bicicleta naquela época em Manaus, teria ocorrido entre os anos de 1921/1923. Ainda na década de 20, Marcolino marcaria mais um de bicicleta. Ou seja, antes do Diamante Negro e Petronilho de Brito.

O cronista Aessene foi testemunha ocular do futebol manauara nas décadas de 1910 e 1920, presenciando Marcolino executar algumas vezes a”espanholita”, bicicleta em Manaus, em clara referência ao craque espanhol naturalizado chileno. Em certa ocasião, assinou matéria no Jornal do Comércio para que tal feito nunca mais fosse esquecido.

O monstro sagrado do jornalismo esportivo, Carlos Zamith, colheu inúmeros depoimentos de cronistas, torcedores e colegas jornalistas, que vivenciaram esse espetacular período inicial do gol de bicicleta, sempre publicando a façanha amazonense em sua coluna “baú Velho”, em jornais e livros.

Já o intelectual Almir Diniz publicou, em um jornal de 1953, afirmação relatando que Marcolino, quando jogava no infantil do Nacional, de 1915 a 1919, já executava com frequência a espanholita ou bicicleta.

Para colocar mais lenha na fogueira, existem várias entrevistas a jornais, do próprio autor do feito, Marcolino, falando sobre seus gols de espanholita, inclusive, em uma de suas entrevistas descreve como foi a execução de um deles. 

Infelizmente, por ser uma novidade a tal espanholita ou bicicleta, os jornais da época certamente não sabiam como descrever tal gol, limitando-se a dizer gol bonito, belo gol e outros. Uma pena, pois se houvesse uma menção jornalística dizendo gol de espanholita ou até mesmo de bicicleta, termo que acabou pegando nacionalmente, aí sim teríamos a arma do crime.


Figura 3 Ilustração Marcolino dando bicicleta no Parque Amazonense (acervo Gaspar Vieira Neto)

Figura 3 Ilustração Marcolino dando bicicleta no Parque Amazonense (acervo Gaspar Vieira Neto)

O boleiro amazonense que jogou por muitos anos teve grande destaque pelo Nacional Futebol Clube e seleção amazonense, sendo um dos maiores craques nesse período futebolístico amazônico. 

Se tivesse atuado nos grandes centros, Rio de Janeiro ou São Paulo, e não em Manaus, que devido a sua distância e isolamento, tinha dificuldades em levar informação ao restante do país, talvez, o nome de Marcolino reverberasse em todo o território nacional como o pai da bicicleta.

Marcolino Lopes da Silva nasceu em Manaus, em 1904, no bairro dos Tocos (atual bairro de Aparecida), falecendo em Manaus, aos 93 anos, em 1998.

Essa é a história por trás da história oficial.

Afinal, quem é mesmo o pai do Gol de Bicicleta no Brasil?    

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *