115 ANOS DE FUNDAÇÃO DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

1 / julho / 2021

por Sergio Rodrigues de Frias e Adílio Jorge Marques, confrades do Grupo Carioca Leonino Amigos do Sporting

No dia em que todos nós comemoramos os 115 anos de fundação do nosso grande Clube, queremos expressar todo o orgulho que sentimos em sermos adeptos, sócios e fãs do Sporting Clube de Portugal, um Clube que tem na sua vocação o compromisso com o desenvolvimento e crescimento do esporte de forma ética, saudável e com muita dignidade desportiva.

Emblema de luz e glórias, leão dourado, rampante e corajoso desde a sua fundação em 1906! Leonino desbravador dos verdes campos da esperança e da alva paz, como alvas eram as intenções desde os seus fundadores em prol do bem para todos os povos.

Listras no escudo que nos remetem à camisola do Clube e às suas muitas conquistas esportivas. Eis, aí, o Sporting Clube de Portugal – palavras escritas por extenso no escudo a representar o povo de Camões e de Fernando Pessoa.

Nessa data especial queremos expressar a nossa gratidão por todos aqueles que de alguma forma impulsionaram a criação do Clube e os seus fundadores, dentre os quais destacamos: José Alfredo Holtreman Roquette (o jovem idealista José Alvalade), José Maria da Ponte e Horta Gavazzo, Alfredo Augusto das Neves Holtreman (o Visconde de Alvalade), Francisco Stromp, António Stromp, Francisco da Ponte e Horta Gavazzo. O nosso agradecimento também a todos os atletas, treinadores, presidentes, diretores, funcionários, sócios, núcleos e claques que ao longo da trajetória desses 115 anos dignificaram e honraram o altaneiro lema “Esforço, Dedicação, Devoção e Glória”, a relembrar o passado de glórias ao nível de quase todos os desportos, somente possíveis graças ao empenho de todos os que estiveram intimamente ligados com o Sporting durante os longos anos da sua existência. Exatamente como planejou José Alvalade: “Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa”. E assim o fizeram ao longo dos anos.

Um Clube que possui verdadeiramente o espírito olímpico tendo na sua imensa galeria de troféus que estão no acervo do Museu Sporting, inúmeras conquistas nacionais e internacionais, dentre elas 39 Taças Europeias conquistadas em sete modalidades esportivas distintas, sendo: 1 no Futebol, 20 no Atletismo, 2 no Andebol, 9 no Hóquei em Patins, 2 no Futsal, 2 no Judô, 3 no Goalball.

Atualmente o Sporting mantém viva a chama de seu lema nos corações juvenis e podemos afirmar que “Enquanto houver um infante coração o Sporting será eterno”, pois eterna é a chama dos jovens que têm pela frente toda uma vida. E este é o caso, pois o Sporting Clube de Portugal traz consigo a bandeira dos novos tempos sem abrir mão da tradição lusitana. Clube sempre jovem em suas metas neste novo milênio!

Hoje, dia 1 de julho de 2021, o Grupo Carioca Leonino Amigos do Sporting parabeniza o Sporting Clube de Portugal pelos seus 115 anos de glórias, mais de um século, efeméride de gala para qualquer entidade mundial e desejamos novas grandes conquistas sociais, culturais e esportivas ao nosso amado Clube.

Viva o Sporting Clube de Portugal hoje, amanhã e eternamente! Saudações leoninas!

TAGS: Geral | Sporting