Escolha uma Página
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O CRAQUE DAS CAMISETAS

17 / dezembro / 2020

por Cláudio Lovato Filho 

O gaúcho Pancho Rivas uniu o amor pelo desenho e pelo futebol e, há 15 anos, faz de sua arte um motivo de grande curtição para torcedores do Brasil (e do mundo) afora

 


Em 2006, Francisco “Pancho” Rivas resolveu unir duas grandes paixões: o desenho e o futebol. E há quase 15 anos é assim: produz camisas personalizadas, pintadas à mão, e as expõe em seu estande no tradicionalíssimo Brique da Redenção, no Parque Farroupilha, em Porto Alegre.

O estande de Pancho é ponto de visitação (e veneração) obrigatório para os amantes do futebol. Filho de uruguaio torcedor do Peñarol que se rendeu à paixão dos quatro filhos pelo Grêmio, e que a eles se juntou para passar a fazer parte da Nação Tricolor, Pancho pinta camisetas com a estampa de seus ídolos azuis-pretos-e-brancos, como a que mostra De León erguendo a taça da Libertadores de 1983 (adquirida por este que vos escreve em recente viagem a Porto Alegre), mas o acervo é vasto e desconhece fronteiras: tem Maradona, Cruyff, Cantona, George Best e muitos outros. Ah, sim, colorados, tem camiseta para vocês também: por exemplo, uma com o Valdomiro, o recordista de partidas pelo clube de vocês.

Nestes tempos de pandemia, Pancho tem se apoiado muito nas redes sociais para divulgar sua arte e tocar seu negócio. Para quem não mora em Porto Alegre nem tem planos de visitar a cidade, um dos caminhos é o Facebook: “Pancho Camisetas”. Entrega em qualquer lugar do país e até no exterior.


– Já recebi um pedido de um torcedor do Remo, de Belém do Pará, que queria várias camisetas com os maiores ídolos do clube. Fiz. Foi muito legal! – relata Pancho.

– Outro dia, uma senhora foi mostrando as camisetas, com o celular, para o filho que mora na Nova Zelândia, e foi assim que ele escolheu as dele! – relembra.

Pancho também é roqueiro. As camisas de futebol são esmagadora maioria no “elenco”, mas o velho e bomrock’n’roll também está presente: fãs de Neil Young, RoryGallagher e outros mestres terão com o que se emocionar, com certeza. Show.

Aos 55 anos, Pancho além de artista, amante do futebol e roqueiro, é um aglutinador e mobilizador dos artesãos de Porto Alegre. Está sempre atento às possibilidades de ocupação de espaços – tudo rigorosamente regular e de acordo com a boa ordem urbana – por aqueles que podem, devem e precisam levar à população aquilo sem o que a vida perde muito de seu encanto (embora nem todos se deem conta disso): arte.      

1 Comentário

  1. claudio

    preciso contato com pancho, claudio aqui de santa catarina…favor entrar em contato 43999559261

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *