constelação de ídolos na terra do chuvisco

11 / dezembro / 2022

por Walter Duarte

“Festa no interior”. Diria eu nessa importante incursão do Museu da Pelada pelos ares da planície Goytacá em Campos RJ. Tivemos a gratíssima satisfação de receber o mestre Sérgio Pugliese e seu fiel escudeiro, o craque cinegrafista, Daniel Planel, na festa anual dos ex-atletas do Americano FC, organizada pelo intrépido Jaílton. A AEXCANO (Associação de ex-jogadores do Americano), mais uma vez, mostrou a importância da união dos jogadores que marcaram época no clube, com a participação de membros da torcida organizada. Um final de semana de reencontros e de recordações das belíssimas fases do Americano e também das participações dos clubes campistas no Campeonato Brasileiro e Carioca, além da eterna rivalidade entre Americano e Goytacaz.

Na véspera do evento principal, como “aquecimento”, estivemos na casa do nosso ídolo, lateral-direito Totonho, sempre generoso, onde ocorreu a tradicional peixada preparada com “requinte” pelo zagueirão Capixaba Giovane. Na verdade, um encontro desejado há tempos junto à equipe do MP.

Ficamos muito felizes em rever e entrevistar o ponta esquerda Sérgio Pedro, o lateral-esquerdo Valdir, hoje radicado em São Paulo, o eterno cabeça de área Índio, os zagueiros mineiros Luciano ” buchecha” e Silvano, os atacantes Eduardo Orçai, Renê e tantos talentos presentes que passaram pelo Alvinegro Campista. No sábado a festa continuou a todo vapor na sede Campestre do IFF, e retornamos ávidos ao local para celebrar com outros craques, entre goles de chopp, boas risadas e sentimentos fraternos.

Tivemos também a grata presença do Disson, Marcelo Almeida, Souza, Afrânio, Oliveira (ex-Bangu), o ponta direita ” ensabuado” Amarildo e os goleiros consagrados Geraldo e Gato Felix. Notada também a chegada de um dos maiores jogadores de Campos, na minha opinião, Paulo Roberto. Ao final da manhã tínhamos a impressão que aquela resenha, não terminaria nunca pelas histórias e experiências de cada um. Houve tempo também para uma rápida entrevista com o habilidoso ponta esquerda Marcinho, cria da casa e o zagueiro Paulo Marcos, que jogou no Internacional de Falcão e Cia, Campeão Brasileiro de 79. Sem dúvidas que essa foi uma das grandes jornadas do MP neste ano, motivo de orgulho de todos nós.

Uma viagem no tempo, desbravando os limites do nosso alegre futebol. Para mim uma satisfação inenarrável de resenhar com aqueles que foram meus primeiros ídolos de infância. Personagens que refletiam a força do futebol do interior, revelador de craques.

Valeu demais !!!

***Nossos sinceros agradecimentos aos amigos Sergio Pugliese, Daniel Planel, e equipe do MP pela grande cobertura no Norte Fluminense, e todo reconhecimento dispensado aos nossos craques do passado. Minha consideração também ao parceiro Carlos Alberto “Patinho” pela ajuda logística (nosso produtor a partir de hoje). E ao Jailton que continue com essa energia contagiante para realizações desses eventos.

1. Julio Manhães

Parabéns por prestigiar o futebol do interior, em especial de Campos dos Goytacazes, do nosso glorioso Americano FC.

2. Adauberto

TenhoMario como meu amigo e sou grato por isso
    Ze