Escolha uma Página

ONDE VOCÊ ESTAVA?

16 / janeiro / 2022

por Paulo Roberto Melo


Onde você estava, em 25 de novembro de 1971, quando o Roberto Dinamite explodiu as redes do Maracanã, fazendo seu primeiro gol como profissional do Vasco, contra o Internacional? Primeiro gol dos mais de setecentos, ao longo de mais de vinte anos de carreira. Eu, com cinco anos de idade, provavelmente estava presenciando uma comemoração dupla: pelo gol do Roberto e pelo aniversário do meu saudoso pai.

Onde você estava, em 9 de maio de 1976, quando o Roberto Dinamite encobriu o zagueiro Osmar, do Botafogo e emendou de voleio, fazendo um dos gols mais bonitos da história do Maracanã? Eu, com 10 anos de idade, estava saindo da missa e correndo para falar com o Irmão Josafá, da Paróquia Santo Afonso, que com seu radinho de pilha, acompanhava todos os jogos do Vasco e gostava de me perguntar no final de cada missa: “rezou pro Vasco ganhar?”

Onde você estava, em 11 de junho de 1978, quando o Roberto Dinamite acertou o ângulo do bom goleiro Koncilia, da Áustria, na Copa da Argentina? Gol salvador, que classificou o Brasil e evitou o vexame de uma volta antecipada para casa. Eu, com 12 anos de idade, de frente para a primeira TV em cores da nossa casa, pulava de alegria pelo sucesso do meu ídolo.

Onde você estava, em 9 de agosto de 1987, quando o Roberto Dinamite, depois de matar a bola no peito, rolou-a suavemente para a bomba do Tita, dando, assim, o título carioca daquele ano ao Vasco? Eu, com 21 anos de idade, estava na arquibancada do Maracanã, vibrando como um louco, a vitória de um grande time, cujo astro era o Roberto.

Onde você estava, em 24 de março de 1993, quando o Roberto Dinamite deu uma volta olímpica pelo gramado do Maracanã, acenando para a torcida e se despedindo do futebol? Eu, com 27 anos de idade, na arquibancada do Maracanã, via uma linda parte da minha vida se despedindo junto.

Onde você estava, em 8 de junho de 2011, quando o Roberto Dinamite, presidente do Vasco, comemorava com os jogadores o último título nacional de relevância do clube da Colina? Eu, com 45 anos de idade, estava abraçado à minha esposa, de frente para a TV, vibrando em silêncio, para não acordar a nossa filha.

Onde você estava, em 26 de outubro de 2021, quando o Roberto Dinamite abriu a porta da sua casa para me receber com o mesmo sorriso de sempre? Eu, com 55 anos de idade, conversei alguns minutos com meu ídolo, entreguei a ele o projeto de um livro, tirei uma foto e me despedi com a vida zerada.

Onde você estava, em 9 de janeiro de 2022, quando o Roberto Dinamite revelou que começaria o tratamento para combater determinados tumores que haviam aparecido? Eu, com 55 anos de idade, demorei alguns dias para absorver o impacto da notícia e corri para rezar por ele e enviar pensamentos de cura e restauração.

Onde você estará, quando, em nova revelação, o Roberto Dinamite afirmar que venceu mais essa luta? Eu, com qualquer idade, estarei onde e como sempre estive: distante, mas junto dele.

TAGS: Geral

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.