Escolha uma Página

O PRIMEIRO VASCO DA GAMA DO BRASIL

30 / julho / 2021

 por Antonio Carlos Meninéa


No ano de 1913, o futebol já se fazia vivo e forte no Estado do Amazonas. Muitos clubes estavam se formando e muitos outros viriam.

Numa pegada lusitana, um grupo de jovens portugueses resolveu fundar o Club Vasco da Gama, isso no dia 11 de outubro de 1913. A finalidade era ter em seus quadros esportivos somente portugueses, assim como dois outros clubes patrícios existentes, o Luso e o Onze Esportivo.

Tendo Manoel Pinto como Presidente, o primeiro Vasco da Gama do Brasil começou a definir seus quadros titular e reserva, bem como já pensava em seu primeiro jogo.

Em 15 de novembro de 1913 o Vasco da Gama, foi goleado pelo Manaos Sporting, um dos clubes mais fortes da cidade, pelo placar de 4×1. Não poderia ser diferente, pois o Cruz Maltino Manauara tinha muito o que treinar e aprender.

No ano de 1914, disputou a primeira edição do Campeonato Amazonense, não se saindo bem na A nem na série B.

No ano seguinte também se inscreveu nas séries A e B, mas não terminou as competições por problemas com a Liga Amazonense de Futebol.

Após o término da temporada de 1915, fundiu-se com o Onze Esportivo, dando origem ao União Sportiva Portuguesa.


Segundo o Amazonense, professor historiador, Gaspar Vieira Neto, o Vasco Manauara foi o primeiro do Brasil a jogar com esse nome e o Clube só recebia portugueses em seus quadros. Porém, a título de curiosidade levantado pelo próprio Historiador, o time já disputou partidas com jogadores de nacionalidade Inglesa e Alemã.

E essa foi a história do primeiro Vasco da Gama do Brasil, o Manauara. Já o famoso carioca, teve seu Departamento de Futebol criado em 1915, disputando sua primeira partida em 1916 quando seu xará Amazonense não mais existia, e nunca houve confirmação de qualquer ligação entre o Vasco Manauara e o Carioca.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.