VOCÊS SABIAM??

por José Dias

Sede da CBF, no Rio de Janeiro.

Sede da CBF, no Rio de Janeiro.

Prezados Senhores,

Vocês sabiam?

1) Que a UEFA tem 54 Federações filiadas, número que corresponde aos países da Europa (?) que praticam o futebol (?), exceto para o Principado de Liechtenstein que não pratica o futebol profissional?

Taça da Champions League

Taça da Champions League

2) Que, anualmente, promove uma competição anual entre suas filiadas denominada “Champions League” e que dela participam 78 equipes?

3) Que, também anualmente, promove uma outra competição denominada “Europe League” e que dela participam cerca de 200 equipes?

4) Que os clubes europeus, em seus respectivos países, disputam em caráter permanente, além dessas, os seus campeonatos denominados “Local leagues” e, em alguns, uma outra competição, como exemplo da Espanha – a “Copa del Rey”?

E, que nessa competição, seus principais clubes participam a partir de uma das fases seguintes ao da fase de classificação?

5) Que nas duas competições promovidas pela UEFA, o mesmo ocorre com relação aos principais clubes melhores ranqueados, no Ranking da UEFA, de acordo com o determinado pelos respectivos regulamentos?

6) Que o continente europeu é ligeiramente maior que o Brasil em sua extensão territorial?

Daí podermos considerar o Brasil como um verdadeiro continente.

A montagem abaixo, nos dá, de forma auto explicativa, a razão de nosso pleito.

7) Que o Brasil pode considerar cada um de seus 26 Estados e o Distrito Federal como cada país da Europa, para efeitos comparativos com o futebol praticado aqui e lá?

8) Que no Brasil os clubes participam das competições anualmente promovidas pelas Entidades a que estão sob “jugo”:

CBF – Confederação Brasileira de Futebol -

● Copa do Brasil;

● Campeonato Brasileiro, nas Séries A, B, C e D;

 FEDERAÇÕES – Cada PAÍS (Estado) com sua respectiva -

● Campeonatos Estaduais;

● Competições Regionais – com a chancela da CBF;

  CONMEBOL – Confederação Sul Americana de Futebol-

 ● Copa Libertadores e Copa Sul Americana.

E que, exceto na Copa do Brasil, quando os clubes participam da Copa Libertadores e ingressam a partir das chamadas Oitavas de Final, todos participam das competições a partir do início de cada uma, fazendo com que o número de partidas dos clubes brasileiros seja maior que o dos clubes europeus.

9) Que é válido, como é hábito no Brasil, que a grande maioria dos “boleiros” sugere copiar aquilo que é feito e praticado na Europa, no que diz respeito a prática do futebol?

10) Que pelo fato da UEFA não promover uma competição nos moldes do nosso Campeonato Brasileiro, procede, a nossa pretensão de excluí-lo do Calendário, tendo em vista os efeitos negativos que exerce para o Futebol Brasileiro, principalmente para os clubes?

11)     Que podemos considerar o futebol praticado –

● em Andorra; Chipre; Eslovênia; Estônia; Finlândia; Ilhas Faroé; Gibraltar; Letônia; Lituânia; Luxemburgo; Malta; Moldávia e San Marino, infinitamente inferior ao praticado nos países do Brasil, Categoria I – Roraima; Amapá; Acre; Rondonia e Tocantins?

● em Albânia; Armênia; Áustria; Geórgia; Irlanda; Irlanda do Norte e Israel, infinitamente inferior ao praticado nos países do Brasil, Categoria II – Amazonas; Piauí; Paraíba; Alagoas; Sergipe; Espírito Santo; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul e Distrito Federal?

● em Azerbaijão; Bielorússia; Bósnia; Bulgária; Casaquistão; Macedônia; Montenegro; e Noruega, infinitamente inferior ao praticado nos países do Brasil, Categoria III – Maranhão; Pará; Ceará e Rio Grande do Norte?

● em Bélgica; Croácia; Dinamarca; Escócia; Eslováquia; Grécia; Holanda; Hungria; País de Gales; Polônia; Portugal; República Checa; Romênia; Rússia; Sérvia; Suiça; Turquia e Ucrânia, infinitamente inferior ao praticadonos países do Brasil, Categoria IV – Pernambuco; Bahia; Goiás; Santa Catarina e Paraná?

● em Alemanha; Espanha; França; Inglaterra, SÓ SUPERIOR aos praticados nos países do Brasil, Categoria V – Minas Gerais; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul e São Paulo -, isso considerando os GALÁTICOS, porque sem eles, ficam iguais ou diluídos entre os das Categorias I, II, III e IV?

Tendo em vista o exposto e CONSIDERANDO todos os considerandos que se queiram considerar, RESOLVE:

a) Deixar tudo como está ou tomar vergonha na cara e atacar de frente o principal causador dos males que assola o futebol brasileiro no momento – o Calendário;

b) Manter o período da temporada, seguindo o calendário gregoriano – de janeiro até dezembro -, lembrando que as peculiaridades e características do clima europeu são diferentes das do brasileiro;

c) Lembrar que a diferença técnica do futebol entre o brasileiro e o europeu é inversamente proporcional à condição financeira entre os dois povos e que devemos nos adequar a essa realidade. O que é bom para um, pode não ser bom para o outro. Resumindo: vamos deixar o europeu para lá com seus problemas e tentar resolver, por aqui, com nossos próprios recursos, os nossos problemas.

Agora, o que nos dá a certeza de sugerir a supressão do Campeonato Brasileiro do nosso calendário é o fato de que, pelo menos isso, podemos copiar do europeu – bobos é que eles não são.

Sou testemunha Ocular e Auricular da História!