JOÃO HENRIQUE AREIAS, O DECANO DA GESTÃO NO FUTEBOL BRASILEIRO

por Luis Filipe Chateaubriand

IMG_5814.jpeg

Há mais de 30 anos, João Henrique Areias tem sido o grande referencial de gestão no futebol brasileiro. 

Inicialmente executivo de Marketing da International Business Machines (IBM), onde teve 15 anos de carreira, migrou para o futebol ao assumir o pioneiro cargo, nos clubes de futebol brasileiros, de gestor de Marketing, no Flamengo, em 1987. 

Ainda no ano de 1987, foi o mentor do Plano de Negócios da Copa União, até hoje maior caso de sucesso empresarial de nosso futebol. 

Modernizou as práticas mercadológicas exercidas por clubes de futebol, colocando o Flamengo na vanguarda neste sentido. 

Seguiu-se, então, uma carreira prolífica no futebol, com diversos trabalhos de gestão ou de consultoria em clubes de portes variados, no Brasil ou no exterior. 

Com sua expertise inquestionável, João Henrique Areias foi o artífice de mudanças importantes no calendário de nosso futebol, como a adoção do turno e returno e pontos corridos no Campeonato Brasileiro!

Atualmente, João Henrique Areias concilia os trabalhos tradicionais de gestor esportivo (sim, não só no futebol, mas também no basquetebol, por exemplo) com a função de educador, ministrando diversos cursos, presenciais ou à distância, sobre o ofício que o consagrou. 

Este escriba, que desde sempre vê na má gestão o principal problema de nosso futebol, tem em João Henrique Areias sua principal inspiração para tentar apontar soluções.

Luis Filipe Chateaubriand acompanha o futebol há 40anos e é autor da obra “O Calendário dos 256 Principais Clubes do Futebol Brasileiro”. Email:luisfilipechateaubriand@gmail.com.