ENSAIO MAGNÍFICO

Que o campo de futebol é um dos lugares mais democráticos do mundo todo mundo sabe! Mas o fotógrafo João Luiz Bulcão comprovou isso de uma forma sensacional! Com registros de tirar o fôlego, o craque fez um ensaio fotográfico mostrando a paixão dos brasileiros, que não medem esforços para praticar o futebol. Nos cliques do experiente fotógrafo, todos os personagens têm apenas um foco: a bola. Dentre eles, estão homens, mulheres, índios, negros, brancos, idosos e jovens jogando ou torcendo em lugares variados, comprovando que o campo é mesmo para todos, sem exceção!

Morando na França desde 1997, Bulcão sempre aproveita suas viagens ao Brasil para registrar momentos relacionados ao futebol em diversas regiões do país. Grande parte desse trabalho, no entanto, foi feito nos anos precedentes a 2014, data em que seu livro estava previsto para ser lançado, na França. Mas, por uma questão editorial e pessoal, o lançamento acabou não acontecendo e a nova previsão passou a ser para a véspera da Copa de 2018, na Rússia.

 Por ter sete escritores e um fotógrafo, a obra vai se chamar 7x1. De acordo com o autor, o livro de fotografia será acompanhado de estórias baseadas na paixão eterna do brasileiro pelo futebol e que vão muito além do placar humilhante imposto pelos alemães na ultima Copa do Mundo.

 Há 29 anos na profissão, Bulcão começou na Revista Manchete e passou pela Revista Veja, antes de se mudar para Nova Iorque, em 94, onde trabalhou na agência de fotojornalismo Gamma-Liaison. Em 97, chegou a Paris e ficou até 2003 na agência Gamma. Depois disso, virou freelancer e correspondente, em Paris, da agência americana Polaris Images, com reportagens geralmente voltadas para a temática social e econômica. Parte de seu trabalho está nos arquivos das agências Pulsar e Tyba, que o representa no Brasil. Além disso, tem projetos documentais relacionados ao futebol e à Amazônia. 

Para saber mais sobre o fotógrafo, acesse o site: www.jlbulcao.com