por Jonas Santana
Quem nunca sonhou em ser um jogador de futebol? A música do “Skank” revela o segredo de milhares de jovens brasileiros: ser jogador de futebol.
Embalados pelo incentivo da mídia (antes pelo patriotismo exaltado nas conquistas da seleção), aliado ainda ao efeito causado pela aparição de jogadores nas hoje mais que onipresentes redes sociais ostentando a receita de sucesso, o futebol ainda é o anseio maior de muitos garotos, que buscam na realização de tais sonhos a solução para problemas como a falta de perspectiva de futuro, de oportunidades e de crescimento.
Qualquer menino que sonha em ser jogador tem como objetivo procurar dar uma melhor condição para sua família e para si, fruto da conclusão do que ele consegue abstrair ao ouvir os que alcançaram, por sorte ou talento, um lugar ao sol no mundo da bola.
Muitas vezes o sonho não é levado adiante por diversos fatores: condições de família, tempo, visão e até mesmo o objetivo do candidato a atleta. Muitos pensam que apenas talento leva ao sucesso ou acham que todo jogador de futebol ganha bem. Aos primeiros, mesmo talentosos muitas vezes não chegam nem a profissionalizar, bastando uma lesão ou alguma outra situação e o sonho “puff”!! Outros que imaginam que todo jogador tem dinheiro se decepcionam com a realidade e também “puff!!
Disciplina, determinação, treinamento duro e diário fazem parte do sonho. Mas não se deve menosprezar ou esquecer que existem outras coisas na vida e que se deve ter um plano B. Vai que o sonho não se realiza.
Assim, mesmo para quem sonhou em ser jogador de futebol é fundamental lembrar que a carreira é de risco e que o estudo nunca é demais. Sabemos que isso não é fácil. Muitas vezes por conta do sonho o jovem sacrifica várias coisas, principalmente o seu futuro, vez que muitos se dedicam a jogar e não lembram de estudar. E quando se tornam profissionais do futebol e não logram o êxito esperado, depois de encerrada a carreira ficam sem perspectiva. Era apenas sonho que se esvaneceu.
A carreira de jogador é curta, não esqueçam que se deve dar apoio, mas também alertar afinal, quem nunca sonhou em ser um jogador de futebol??
Jonas Santana Filho, gestor esportivo, escritor, funcionário público. Apaixonado e estudioso do futebol.
Jonassan40@gmail.com, Skype – jonassan50
0 comentários