Escolha uma Página

DESCANSE EM PAZ, MEU IRMÃO

30 / maio / 2022

::::::: por Paulo Cézar Caju :::::::

Não sei como seria a minha vida sem Fred. Sei como foi com ele, desde que menino, jogando futebol de salão no Flamengo, ele me “convidou” para ser seu irmão adotivo. Eu era muito pobre da Favela dos Tabajaras, em Botafogo, não conheci meu pai mas era cuidado com muito afinco por minha mãe, Dona Sebastiana, descendente de escravos.

Com Fred cresci e aprendi as melhores coisas da vida, construí caráter e valorizei os laços familiares. Com o meu pai adotivo, Marinho Oliveira, famoso zagueiro do Flamengo e Botafogo nas décadas de 1940 e 1950, mergulhei de cabeça no futebol.

Fred também construiu uma sólida carreira, foi capitão da seleção olímpica e voltamos a jogar juntos pelo Flamengo, agora no futebol profissional. Sempre me orgulhei pela forma carinhosa e respeitosa que a legião de amigos o tratava.

Fred sempre foi uma referência, mas vocês conhecem bem o meu perfil e até com ele tive minhas rusgas e desentendimentos. Mas sempre gargalhávamos quando tudo voltava às boas.

Seu aniversário de 70 anos foi um dos momentos mais prazerosos de minha vida. Vários amigos do futebol de praia mais Jayme, Búfalo Gil, Deley, Carlos Roberto e tantos outros em uma resenha num barzinho do Leblon.

Ontem recebi a devastadora notícia que Fred, meu irmão, meu amigo, meu pai, meu conselheiro, havia morrido vítima de um infarto. Também morri, assim como todos que o cercavam. Fred ajudava muitos ex-jogadores e sofria com o drama de cada um deles, de verdade.

Fred me esticou a mão e me abraçou quando eu achava que meu destino fosse correr descalço nas ruas, mas ele me ofereceu o mundo e suas maravilhas. Fred merecia mais reconhecimento da mídia, mas nós sabemos o gigante que ele foi e como canta João Nogueira:

“O corpo a morte leva
A voz some na brisa
A dor sobe pra’as trevas
O nome a obra imortaliza”

Descanse em paz, meu irmão!

TAGS: PC Caju

7 Comentários

  1. Douglas

    Um figura humana fantástica um ser humano ímpar,recebi a notícia no domingo pela manhã,em um aniversário que estávamos eu e búfalo Gil,muito triste,agora nosso amigo está aí lado do criador,descanse em paz

    Responder
  2. José Luis Soares

    Nossa solidariedade a você, PC, nesse momento difícil.
    Descanse em paz Fred !!!!

    Responder
  3. Ronald de Carvalho

    Amigo PC, meus sentimentos. A unânime e grandiosa legião de amigos que o Fred construiu ao longo de sua vida, é um legado extraordinário de reconhecimento e muita luz. Estará sempre bem pertinho da gente, do outro lado do Caminho. ❤️🙏❤️😘

    Responder
  4. Cyro britto

    E lindo Pc o amor que unia vc e seu irmão,e lindo

    Responder
  5. Tarcísio Crespo

    Que ele descanse em paz e que conforte o seu coração.

    Responder
  6. JACI CONDE JUNIOR

    Sentimentos aos familiares e amigos…

    Responder
  7. Reinaldo Barbosa Alves

    Fred meu amigo, descanse em paz! Sou desconhecido, sou apenas um torcedor! Conheci Fred através do ex jogador Acelino, ex Vasco. Por uma simples ajuda, sem nada lhe cobrar! Pronto! Bastou, arranjei uma grande amizade. Através de frequentei o meio futebolístico, onde era tratado como se fosse um deles! Fred, um extra série! Que Deus o receba no Reino da Glória!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.