por Elso Venâncio

Durante o jogo contra o Fortaleza, na Neo Química Arena, a fiel torcida corintiana gritava: “É quarta-feira! É quarta-feira”. Em seguida, fazia gestos e gritos ofensivos ao Palmeiras, arquirrival e adversário do Corinthians nas oitavas de final da Copa do Brasil. Torcedores e clubes envolvidos na competição pouco se importaram com a rodada do Campeonato Brasileiro no último fim de semana. Nos bares, nas ruas e nos estádios, já eram discutidos assuntos relacionados às partidas decisivas de amanhã e quinta-feira, valendo vagas nas quartas de final da competição nacional simultânea.
Entre os confrontos das oitavas de final, chamam a atenção os clássicos Palmeiras x Corinthians e Atlético Mineiro x Flamengo, pela rivalidade existente e a força popular dos clubes envolvidos. Destes quatro, apenas o Flamengo decidiu não poupar seus principais destaques no jogo do fim de semana. Isso porque o técnico Filipe Luis já tinha ido na contramão na partida da última quinta-feira contra o Galo, colocando uma equipe alternativa na derrota por 1 a 0, no Maracanã. Também promoveu a entrada de contratados sem ritmo de jogo, fato que se repetiu contra o Ceará. Agora, a disputa será dramática em Belo Horizonte, pois o clube mineiro entrará em campo com a vantagem do empate para se classificar.
Ainda sobre o jogo de domingo, a demora do técnico rubro-negro para surgir na entrevista coletiva indicava a sua preocupação. Depois de não ter ido bem contra o Atlético Mineiro, o Flamengo também não teve um bom desempenho contra o Ceará. Até saiu em vantagem no primeiro tempo, mas fez um segundo tempo ruim, jogando fechado no Castelão. A liderança do Campeonato Brasileiro se manteve com o empate por 1 a 1, mas é inegável a queda de rendimento da equipe nas últimas partidas.
No dérbi paulista, a vantagem do empate é do Corinthians, que enxerga o confronto com o Palmeiras como oportunidade para afastar a sua interminável crise administrativa. Também amanhã, o Botafogo vai a Bragança Paulista com dois gols de vantagem sobre o perigoso Red Bull Bragantino. O Fluminense, por sua vez, receberá o Internacional no Maracanã, podendo empatar para seguir na Copa do Brasil. O São Paulo é outro que tem tudo para avançar na disputa, pois fez 2 a 1 diante do Athletico Paranaense, no Morumbi, e está em franca ascensão. Da mesma forma o Bahia, que venceu o Retrô por 3 a 2, na Arena Fonte Nova, e é favorito a se classificar em Pernambuco.
Sobre os jogos de quinta-feira, o Vasco tem obrigação de vencer o CSA em São Januário, depois do 0 a 0 na partida de ida, enquanto o Cruzeiro viaja com o favoritismo para Maceió, mesmo tendo empatado em 0 a 0 com o CRB no Mineirão.
Resultados à parte, dá para notar que o torcedor gosta de emoção, gosta dos jogos eliminatórios. O Brasileirão se tornou uma longa e cansativa ladainha; uma competição sem final. Você apoiaria a volta do mata- mata ao Campeonato Brasileiro?
0 comentários