ZÉ DA FIEL

entrevista e texto: Paulo Escobar | vídeo: Johnny Jamaica

Você já se imaginou entrando em um jogo no Mineirão com 16 anos de idade recém subido da base para encarar o Cruzeiro?

Bom é isso que aconteceu com Zé Elias quando Mario Sérgio o chamou para entrar e segurar aquele rojão. Mas Zé o encarou com raça e vontade, que sempre foram parte de seu traço dentro dos gramados.

z3.jpg

É justamente esta raça que leva a ganhar o apelido ao qual a fiel cantava seu nome “Zé da Fiel”. Chamava a atenção a vontade e raça que colocava dentro de campo, como se um prato de comida estivesse em disputa. Pois a dura realidade na qual Zé cresceu deve ter levado ele a crer que era sua chance de não deixar faltar dentro de casa.

Mas sua capacidade não ficou restrita aos gramados brasileiros e ainda muito cedo foi aos campos da Alemanha, Itália ou Grécia antes de retornar ao Brasil.

Na Inter jogou do lado de Ronaldo, Zamorano e daquele que ele mesmo reconhece que ensinou muito, Simeone. Encarou aqueles clássicos pegados da Grécia, que não ficavam somente nas quatro linhas e cresceu do lado daquela geração casca grossa do Corinthians dos anos 90.

z2.jpg

As dores que carregava o fizeram parar talvez muito cedo, mas mesmo assim, hoje como comentarista, não abandonou o futebol, trazendo suas análises e histórias dentro dos gramados a rádio e televisão.

Naquele dia que o encontramos no Pacaembu estava vestido como no seu dia a dia, cumprimentando as pessoas que passavam e o saudavam com uma humildade difícil de ver nos dias de hoje.

Podemos dizer que tivemos uma resenha daquelas que dá gosto de continuar o papo, e esticar mais daquelas histórias que o mesmo Zé conta com seu jeito único. A sua relação muito especial com Mario Sérgio, além das histórias dentro e fora das quatro linhas, a sua visão tática que muito nos chamou a atenção que fez com que a resenha ficasse rica em todos os sentidos.

Bom, sem alongar muito, deixamos vocês com essa pessoa gente boa demais e cheio de histórias. Zé da Fiel que continua fiel a suas ideias.