VIZINHOS JOGAM HOJE!

por Ivonesyo Ramos

Eles trabalham no mesmo edifício desempenhando a diplomacia. O Cônsul Geral da Alemanha, Harald Klein, e o Cônsul Geral da França, Brice Roquefeuil, partilham, além do espaço, um sentimento sem fronteiras: a paixão pelo futebol. 

Mas como eu fiquei sabendo disso?

Outra paixão da dupla é a arte, e Brice me convidou para pintar o Urso, símbolo da união com o então recém-vizinho Harald. Combinamos uma reunião, algumas semanas após a Copa de 2014. Eles pediram que o Urso fosse composto de elementos brasileiros, franceses e alemães. Quando sugeri o tema da bola nos pés do Urso, os sorrisos iluminaram, a formalidade da reunião diminuiu e começaram as brincadeiras. Harald esbanjava aquele sorriso de campeão mundial, Brice e eu ríamos juntos.

Logo que soube que Alemanha e França estariam em uma das semifinais da Eurocopa, aquele alegre momento veio à mente, junto com a ideia de fazer a caricatura dos vizinhos uniformizados prontos para entrar em campo. Já que mesmo quando vestem terno e gravata, é isso que fazem diariamente, trabalhando em iniciativas que transformam nosso dia-a-dia.

Harald escolheu a Camisa 10. E você pensa que foi uma homenagem a Podolski? Está enganado! O número é a combinação do resultado das quartas de final da Copa de 2014, Alemanha 1x0 França. Brice, de pronto, vestiu feliz a camisa 6, que traz recordações de seu tempo de jogador na Sorbonne, onde estudou para realizar o desejo de seguir a carreira diplomática.

O alemão confessa que em dias de jogo deixa de ser político e gosta de assistir no estádio ou na residência alemã em Santa Teresa. De acordo com ele, os dois lugares costumam dar sorte! E, para garantir que tudo dê certo, é necessário vestir o presente que ganhou da equipe alemã: a camisa da final da Copa de 2014!

O francês, anfitrião dos jogos, aposta na força que o time ganhou com os últimos resultados. Sorridente, afirmou que estar no Rio neste momento de transformação, na véspera das Olimpíadas, é uma grande sorte!

Seja qual for o resultado, o dia seguinte vai ser de muita gozação nos elevadores e, como tem sido, também de muito trabalho devido ao empenho na organização olímpica. Agradeço aos amigos por colaborarem em meio à maratona!

Desejo a todos um bom jogo! Boa sorte!

 

Dicas de onde franceses e alemães vão se concentrar para ver o jogo:
Alemanha: https://www.facebook.com/ConsuladoGeralAlemaoNoRio/?fref=ts
França: https://www.facebook.com/consulatfrancerio/?fref=ts