OS MENUDOS TRICOLORES

por Luis Filipe Chateaubriand

sp 1.jpeg

Menudo era um grupo musical portorriquenho muito famoso nos anos 80 do século XX. Era, basicamente, composto de rapazes muito jovens.

Rapazes muito jovens eram Muller, Silas e Sidney, este um pouco mais velho. Eram garotos muito bons de bola que jogavam no São Paulo de meados dos anos 80.

Muller era um atacante muito veloz que gostava de fazer jogadas imprevisíveis e fazia muitos gols. Silas era um meia atacante cerebral e dinâmico, dotado de grande habilidade. Sidney era um ponta esquerda muito vigoroso que "fechava" quando o time estava sem a bola.

Os menudos faziam parte de um São Paulo fantástico, que foi campeão paulista de 1985 e campeão brasileiro de 1986. 

Em 1985, o time base era: Gilmar, Zé Teodoro, Oscar, Dario Pereira e Nelsinho; Falcão, Silas e Pita; Muller, Careca e Sidney. Márcio Araújo era um décimo segundo jogador de muita importância.

sp 2.jpg

Em 1986, o time base era: Gilmar, Fonseca, Vagner Basílio, Dario Pereira e Nelsinho; Bernardo, Silas e Pita; Muller, Careca e Sidney.

O técnico Cilinho, notório armador de times com jovens promessas, engendrou o Tricolor Paulista de 1985. Em 1986, Pepe teve a sabedoria de manter as linhas mestras do trabalho do antecessor.

O São Paulo de meados da década de 1980 marcou época pelo futebol de alto nível apresentado, seja pela excelência do futebol de jogadores como Careca, Oscar, Dario Pereira, Bernardo, Pita e mesmo de um Falcão em fim de carreira, seja pela exuberância juvenil dos menudos. Pudera a bola ser sempre tão bem tratada como era por aquela turma.

Luis Filipe Chateaubriand acompanha o futebol há 40 anos e é autor da obra “O Calendário dos 256 Principais Clubes do Futebol Brasileiro”. Email: luisfilipechateaubriand@gmail.com.