MARCOSSENSE F.C. INSPIRA TAÇA SÃO JOÃO MARCOS DE FUTEBOL INFANTIL

por Christina Lima

Imagine uma cidade do interior do estado do Rio de Janeiro que viveu seu auge no Ciclo do Café e que na década de 1930 tinha uma vida simples, mas com muitas atividades sociais e culturais como carnaval de rua, bailes no clube, corridas de cavalos, pesca e, é claro, futebol. Assim era São João Marcos, umas das primeiras cidades tombadas no Brasil pelo seu conjunto arquitetônico, mas destombada e demolida no ano seguinte pelo Governo Vargas para a ampliação de uma represa que iria garantir o abastecimento de água do Rio de Janeiro. 

São João Marcos era a casa do histórico Marcossense Futebol Clube, time de futebol de uniforme azul e branco que permanece 'imbatível' na lembrança dos antigos torcedores. 

As ruínas dessa cidade se transformaram no Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, situado no município de Rio Claro, um dos espaços culturais mais visitados do interior do estado do Rio de Janeiro. Patrocinado pela Light e pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e gerido pelo Instituto Cultural Cidade Viva, o Parque comemora, em 23 de junho, cinco anos de atividades que resgatam, por meio de várias ações, a memória de São João Marcos, sua história e tradições culturais.

Uma dessas ações foi a construção do campo de futebol do Parque, palco da Taça São João Marcos de Futebol Infantil, que este ano terá a sua 3ª edição em agosto, no período dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. O torneio faz parte do Programa Educativo Especial e recebe duas equipes formadas por alunos de escolas públicas de Rio Claro. No gramado, o futebol é usado como ferramenta de educação e lazer. Os pequenos craques de hoje se divertem e evocam, sem nem mesmo perceber, o passado de glória do Marcossense.