LENDA DO SALÃO

por Fernando Damasceno

45801b75-c6b1-494f-87c4-13e125cc407f.jpeg

Eu conheci o Aécio muito antes dele me conhecer. 

Eu jogava ainda nos infantis do América e já ouvia sobre o time da Vila.

Sim, o grande time tricampeão da Associação Atlética Vila Isabel, onde Aécio, Serginho, Adlson e os demais companheiros deles deste time faziam chover até em quadra coberta!

O tempo passou e essas lendas pararam de nos encantar como se joga bonito com a bola pesada.

Todavia, deixaram um legado fabuloso e o Aécio tem grande parcela nisto tudo!

Vou me permitir transmitir dois depoimentos de dois craques da bola que fizeram sobre o Aécio em um grupo que mantemos de ex-jogadores.

O primeiro do Ademar, campeão em 1967 pelos juvenis e em 68 pelo adulto do América:

f5ba9359-cb44-45fd-9258-db3b12e44090.jpeg

- Um dos maiores jogadores que vi jogar. Me lembro de uma passagem quando o Alaor que era treinador do América foi demitido, e o pessoal do América foi assediado para jogar em outros clubes, fui convidado a treinar no Vila. Lá chegando, acostumado a ter todo o material no América, só levei minha sunga.O Grande Djalma (Noventa) me deu um tênis, e eu fui logo falando, que não estava acostumado a jogar com aquilo, pois mais parecia um quichute preto. O Djalma vira para mim e diz: NÃO SE PREOCUPE NÃO,  ESTE TENIS JOGA SOZINHO, POIS É  DO AÉCIO."

O segundo, Leley, como jogador do Aécio e este já como treinador do Clube Municipal, que por sinal foi campeão naquele ano e justamente em cima de mim, no Maracanazinho!!:

- Só quem jogou no clube Municipal em 78 viu que quem foi REI nunca perde a majestade. Em um treino da equipe principal, cujo o técnico era um ex-jogador aconteceu uma falta bem próximo da área. No gol estava o Batman ou o Gato, não me recordo, foi armada a barreira. A partir daí, começou a polêmica! A bola entra ou não entra. Houve um consenso geral que a bola não tinha como entrar até que acho eu, o Hugo falou: Vamos tirar essa dúvida! O treinador estava no banco com sua calça de tergal, camisa de linho e sapato de bico fino tipo aqueles que matam barata no canto da parede. O treinador com aquele olhos meio vesgos, falou: Entra!!! E olha que a bola não é a de hoje. Era aquela que exigia muita habilidade do jogador! ELE, o AÉCIO, meteu uma curva na bola que deixou todos de boca aberta! Aí a gorduchinha foi mansamente parar no fundo da rede. O treino acabou com palmas para aquele que foi um dos maiores jogador do futebol de salão ⚽ 🤙👏👏👏👏 vá com DEUS meu craque 🙏.


Amigos no velório de Aécio

Amigos no velório de Aécio

Craque na quadra e fora dela! Figura humana importante para todos nós. Foi meu técnico na seleção carioca que disputava o campeonato brasileiro de seleções! Me colocou no banco para o Mario Ricardo! Mas eu podia ficar aborrecido? Afinal ele sabia tudo dentro daquelas quatro linhas! Lembro que da ultima vez que estive com ele lá na celebração anual que o Vila faz para todos os ex-atletas de futebol de salão, eu falei para ele: " Lembra que você me botou no banco?. Ele me olhou e eu completei. Eu teria feito a mesma coisa se eu fosse você! Começamos a rir! Minhas ultimas palavras trocadas com este grande personagem!

Meu treineiro! Descanse em paz!!!! 🙏 🙏 🙏 🙏 🙏