INICIATIVA LOUVÁVEL

por Marcelo Rodrigues, de Barcelona

Uma das mais inteligentes iniciativas que vi no mundo. A Federação da Catalunha promove e executa o Projeto "Zero Insults a la grada" ou "Zero insultos na platéia". Pensando no grande desenvolvimento de entretenimento do jogo, bem como na educação esportiva sadia de seu povo, esse projeto visa interromper partidas por um minuto quando há xingamentos de pais e torcedores aos árbitros. Na segunda vez há mais um minuto de paralisação. Na terceira vez a partida é suspensa e o comitê de disciplina julga o mérito do jogo.

No Barcelona os pais dos atletas são terminantemente impedidos de assistir a qualquer treino de qualquer categoria e assinam termo de responsabilidade em caso de indisciplina em jogos da equipe, podendo ter seu filho posto fora de qualquer das equipes.

Isso seria um belo exemplo para alguns pais no Brasil que querem que seus filhos sejam aquilo que jamais foram. Com isso, xingam, fazem vexame, promovem o caos e até sabotam o treinador em muitos casos. A base é pra primeiro formar caráter e depois pra formar atletas. 

Como seria bom ver algo parecido no nosso país. Não quero que o jogo seja de padre e nem de santo mas de gente que vença pelo trabalho e pela luta, jamais por atitudes equivocadas, violência ou na força do medo.

 Aqui não é só campanha, aqui é lei. Educação!