Club de Regatas Vasco da Gama!

 por Eduardo Semblano

Mais uma mancha de um capítulo que já dura 16 anos, este livro que está sendo escrito desde 2000 e, de lá pra cá, após a virada épica sobre o Palmeiras e o fechamento do ano em janeiro de 2001, com o fatídico título do Brasileiro (Copa Joao Havelange)! 

O Vasco fez nesse tempo a MAIOR mancha dentro de campo de um gigante na história desse país (outros tem bem maiores com ajuda de arbitragem e etc), falo isso com muita tranquilidade. O Flu foi à 3ª divisão, mas em um tempo mais curto e com uma forma diferente de disputa, um surto em sua história. Também fez vexame, mas o do Vasco é pior. 

O que será do Vasco???

O torcedor hoje tem a certeza que brigará pra não cair em 2017, só esse sentimento já mostra tamanha vergonha e "apequenamento" que os envolvidos na direção do Vasco tem feito ao longo desse sombrio período! 

O Vasco da Gama tem 118 da história, de vanguarda, de batalhas contra os mais favorecidos, de diversos esquadrões, de brilhos em todas as décadas, e não só lampejos de determinados times ou gerações. O Vasco foi enorme desde de sua gestação e fundação, a cada virada de ano a angústia era pra saber o que ganharia, quem revelaria, que nova página linda seria escrita... O Vasco é isso!

Seu estádio outrora de vanguarda hoje se definha, está velho, obsoleto e encolheu por segurança. Sua piscina de glórias e torneios enormes até ontem não tinha água, seu ginásio de maternidade de tantos craques que no futsal surgiam foi reformado por uma vaquinha da torcida, seu CT, que de CT não tem nada, também parou no tempo, está largado! Sua camisa, que tanto vale há anos, não tem as maiores empresas mundiais produzindo, até confecção própria já vimos! Uma briga descabida e sem medir consequências com a maior "patrocinadora" do Brasil, a TV Globo, eleições fraudulentas e motivo de inserções polícias a cada ano de eleição. Uma dívida enorme que parece impagável, o respeito que se foi, a simpatia que se perdeu e mais do que isso, o vexame e vergonha de seus torcedores em ver o clube nesta situação e não poder fazer nada! 

Ao Vasco da Gama CAMPEÃO de terra e mar fica apenas a torcida para que quem dirigiu e coordenou o clube nesses 16 últimos anos suma de lá, que nunca mais pise na colina histórica e que o Vasco não seja das bravatas e atrocidades em todas as esferas, que o Vasco volte a ser do povo, dos negros, brancos e portugueses, de todos os brasileiros espalhados por todo planeta que em seu peito, junto ao coração, carregam a cruz mais famosa do MUNDO, a Cruz de Malta do CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA! 

Fui CLEAR????