FOTBAL - AVENTURAS, TRISTEZAS E ALEGRIAS ROMENAS

por Igor Serrano

Football Manager é um famoso jogo de computador onde o jogador tem como função ser o manager de um time de futebol e no que isso implica (escalar e contratar jogadores, dentre outras possibilidades). Durante o jogo, não aparecem imagens das partidas que o time sorteado ao jogador estaria disputando. Apenas são informados os lances que acontecem nela.

Agora imagine a seguinte situação...

Um garoto brasileiro de doze anos começa a jogar o referido jogo e cai no sorteio para ele o Universitatea Craiova da Romênia. Tudo que aquele garoto sabia sobre o longínquo país é que tinha um tal de Hagi, de quem seu pai falava muito bem, e a Seleção Romena jogava de amarelo (informação obtida graças ao jogo de futebol do videogame Super Nintendo).

Com o tempo a empolgação gerada por aquele time, até então desconhecido, gerou no garoto uma curiosidade sobre a equipe propriamente dita e também pelo país. Assim descobriu a curiosa história do Craiova. O clube (FC Universitatea Craiova) foi extinto em meados de 2011, deixando uma fiel torcida órfã de seu passado de títulos. Alguns anos depois, outro clube foi fundado com o nome semelhante (CS Universitatea Craiova), com outros proprietários, mas alegando ser a continuidade do extinto clube. Não demorou para um grande imbróglio ser instaurado com a ressurreição do clube original. Dois times com nomes idênticos e lutando por uma mesma identidade e torcida.

Em poucos anos, mais velho, o garoto criou um blog sobre o futebol romeno e o intitulou de “O Craiovano”. Na faculdade, decidiu fazer do trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social um documentário sobre o futebol romeno e a situação do Craiova. Para tanto, autodidata, aprendeu a falar, ler e escrever romeno apenas com material encontrado na internet. 

Fez alguns contatos pela internet, virou notícia em um jornal da Romênia com a proposta do documentário e ao longo da jornada em solo romeno conseguiu entrevistar diversos jogadores e...Hagi, o grande ídolo do futebol do país e destaque na Copa de 1994.

Essa poderia ser mais uma grande história de cinema. Mas não é. Ela aconteceu e o nome do personagem é João Vítor Roberge. A saga do catarinense torcedor do Vasco da Gama e fã do futebol romeno não poderia ser apenas contada aos professores e alunos da Universidade Federal de Santa Catarina. Ela merecia ser divulgada a todos. E foi. Assim surgiu "Fotbal - Aventuras, tristezas e alegrias romenas", livro em que João detalha o futebol romeno e seus clubes, a inusitada clonagem do Craiova e principalmente a jornada à Romênia para o documentário do TCC de jornalismo na UFSC:

“Fotbal é dois em um. Metade história do futebol romeno, metade história do documentário Craiova versus Craiova, desde 2006. E é o novo lançamento da Multifoco Editora e do Selo Drible de Letra, que já tem data marcada. Quem vem acompanhando O Craiovano nestes quatro anos já viu blog, documentário sobre a história do Universitatea Craiova e até entrevista exclusiva em vídeo com Gheorghe Hagi. Agora é a vez do livro, para trazer o futebol romeno em uma forma completa e descontraída, diferente de qualquer livro sobre futebol que você já leu. Até porque quem já viu livro sobre o fotbal, certo? O fotbal vive. O Romenão é gigante”. 

Fotbal será lançado em setembro em Santa Catarina.