NATAL SOLIDÁRIO

texto: André Mendonça | fotos: Daniel Planel | vídeo e edição: Daniel Planel

Fim de ano é aquela época festiva de presentear quem a gente ama. No caso do Museu, a paixão é pela pelada, seja ela qual for. Por isso, a convite do parceiro Anderson Jedi, fomos até a favela da Kelson's, no Complexo da Maré, para prestigiar o racha do volante Michel, campeão da Libertadores pelo Grêmio, e aproveitamos a oportunidade para equipar a escolinha de futebol da região.

Foi no grandioso campo de terra da Kelson's que Michel deu os primeiros passos no mundo da bola. Escoradas na grade, dezenas de crianças observavam o jogador do Grêmio e, apesar das dificuldades, viam através dele que o sucesso só depende de si mesmo.

Disposta a ajudar e reduzir um pouco as barreiras, a equipe do Museu da Pelada se comprometeu a "abastecer" as escolinhas de futebol que passam por dificuldades, com a doação de coletes, bolas, redes e materiais esportivos em geral. Vale ressaltar que, como não temos nenhum tipo de patrocínio, tudo isso é sempre proporcionado com a colaboração de amigos e a venda das camisas do Museu para quem nos admira e nos acompanha.

- Foi aqui nesse terrão batido que o sonho começou a se construir. Era chuteira rasgada, bola velha. Fico muito feliz de estar aqui hoje podendo mostrar que o sonho pode se tornar realidade! - disse Michel.

A entrega do material foi feita pouco antes da bola rolar e a felicidade era visível no rosto de cada garoto. De acordo com o volante do Grêmio, o futebol ajuda na formação do ser-humano.

- O futebol ajuda a construir sonhos e tirar os menores da criminalidade. A gente tem que fazer o que pode e, por isso, eu agradeço ao Museu da Pelada pela força que vocês estão dando a gente hoje.

Professor da escolinha, Farney de Lira se desdobra para conseguir orientar todos os garotos. Embora ainda jogue futebol profissionalmente, reconhece a importância de suas aulas.

- Muitos jovens estão perdidos nas drogas, mas graças a Deus e ao nosso amigo Michel estamos conseguindo alcançá-los. O Museu da Pelada é um canal de benção para as nossas vidas, que esteja sempre nos ajudando porque nós estamos precisando desse recurso! - finalizou para uma salva de palmas da garotada.

Além de equipar as escolinhas, salvamos acervos pessoais e ajudamos ex-jogadores no que for preciso, pois foram eles que fizeram nossa infância mais alegre. A intenção é uma só: estarmos juntos, sempre, abrindo portas para quem precisa e celebrando a vida em nossas resenhas memoráveis!