sobre juca

texto: Marcelo Mendez | vídeo: Marcelo Ferreira edição: Daniel Planel

Deveria ser fácil para mim falar de Juca Kfouri. Não poderia ter dificuldade em falar de uma pessoa que acompanhei toda vida, que eu leio desde sempre, a quem vejo e ouço com atenção há décadas. Uma pessoa que me ajudou a decidir ser o que sou hoje na vida.

Mas alguma coisa acontece no meu coração, como diria o outro... Pensar em Juca Kfouri é deixar o verso em suspenso. É criar uma espécie de fenda no tempo para ir a algum lugar onde se possa ver um jornalismo de qualidade sendo executado e muito mais que isso tudo. É estar perto de uma pessoa que dedicou sua vida toda à luta por cidadania e liberdade, por respeito a tudo que é valioso para a experiência humana.

Estar ao seu lado, dividir a mesma sala, entrevistá-lo por algumas horas é como estar em alguma possível roda de prosa da renascença.

Foi mais ou menos isso que eu, Marcelo Mendez, e meu amigo e parceiro, Marcelo Ferreira, sentimos nesse trabalho que fizemos para o Museu da Pelada.

Por muito mais do que apenas uma entrevista, falamos com Juca Kfouri e o resultado vocês conferem agora, porque Juca Kfouri é o verso em si...