CONSELHOS DE MESTRE

entrevista: Sergio Pugliese | fotos e vídeo: Daniel Planel 

Como muitos já sabem, um dos trabalhos do Museu da Pelada é revitalizar os acervos dos ex-jogadores e o craque Vitor nos deu essa honra no dia em que fomos entrevistá-lo. No meio de tanta relíquia, encontramos cartinhas motivacionais do treinador Antônio Lopes. Maravilhados, fomos atrás do delegado para relembrar essas mensagens e viajar no tempo.

"Dê carrinho, chutão (...) Não conduza muita a bola, cuidado com o Arthurzinho no campo de defesa, dê mais atenção a cobertura dos laterais (...)". "Leia várias vezes até antes da partida"

- Eu fazia essa cartinha para todos os jogadores e entregava na noite anterior ao dia do jogo. Era uma forma de motivá-los!

O lado psicólogo não demorou a surtir efeito e o treinador logo ganhou o respeito do grupo, montando um timaço do Vasco na década de 80.

- Eu comecei a fazer isso em 1985, organizando o Vasco! Promovi um monte de garotos (Lira, Mazinho, Romário...) e comecei a formar um novo time. Dispensei muita gente também. No ano seguinte, já deu frutos e fomos campeões da Taça Guanabara!

O fato de Vitor guardar até hoje as cartinhas mostra o quanto elas eram importantes para os craques e hoje, no dia do aniversário de Antônio Lopes, publicamos esse vídeo para homenageá-lo! Vida longa ao delegado!!