ALUNOS DO NECA

texto: André Mendonça | vídeo e edição: Daniel Planel

Para fechar 2017 com chave de ouro e coroar esse ano que foi repleto de boas resenhas, nada mais justo do que um encontro com grandes craques. Carlos Roberto, Moreira, PC Caju e Betinho Cantor marcaram presença no Zeca Bar F.C., em Ipanema, e comandaram o papo ao lado de Carlos Alberto Victorino, filho do grande Neca, ex-jogador do Botafogo e, posteriormente, um dos maiores reveladores de craques do futebol brasileiro.

Não precisamos nem falar que o "garimpeiro" logo se tornou a pauta da resenha e foi lembrado com muito carinho por seus alunos. Foi ele o responsável por lapidar grandes joias que fizeram parte da Selefogo.

Carlos Roberto, PC Caju e Zeca, o dono do bar

Carlos Roberto, PC Caju e Zeca, o dono do bar

- A gente era garoto e aprendia muitos macetes com ele. Era proteção de bola, como bater na bola... Ele ensinava os fundamentos com muita qualidade e dedição - lembrou Carlos Roberto.

Quem também não mediu as palavras para elogiar o "seu" Neca foi PC Caju:

- Olha a safra de craques que ele revelou para o Botafogo. Isso não tem preço! Se você pegar os jogadores que passaram pelas mãos do seu Neca você vai ver que eles têm um comportamento exemplar até hoje.

Muito mais do que um grande professor de futebol, Neca era uma espécie de "paizão" da garotada e também contribuía demais com a formação pessoal dos jovens, cobrando respeito e disciplina.

- Eu não conheci meu pai, mas eu via nele uma linha a seguir. E sei que muitos jogadores estiveram na mesma posição que eu - ressaltou Moreira.

PC Caju destacou ainda a falta que Neca faz no futebol atual.

- Além do futebol estar muito ruim hoje em dia, acho que falta educação para os jogadores. Esse jogo pegado, cartões amarelos, expulsões... Falta disciplina. Dos jogadores daquela geração do Botafogo dos anos 60, quase todos vingaram.

neca.jpg

Vale destacar que Neca foi um grande jogador e, de acordo com PC, esse é um pré-requisito fundamental para se tornar um bom técnico. Por isso, o craque não deixou de mostrar sua indignação com uma lista de treinadores brasileiros que nunca fizeram sucesso dentro das quatro linhas e hoje dominam o mercado.

- Eles são formados em Educação Física. Como vão conseguir corrigir um passe, um domínio se não têm fundamento? Parreira ganhou a Copa e fortaleceu essa classe. Futebol defensivo, jogam para não perder... Eles tomaram conta do mercado e nunca chutaram uma bola.

Orgulhoso, o filho de Neca não tirava o sorriso do rosto, mesmo tendo sido preterido pelo pai, que o orientou a seguir os estudos. No fim da resenha, ainda fomos brindados com a famosa canção "Você Tem Tempo", de Betinho Cantor, dos bons tempos do Rio de Janeiro.

Que venha 2018!